Ação em Duque de Caxias incentiva a doação de órgãos

Procedimento aconteceu no estacionamento do Hospital Moacyr do Carmo - Foto: Reprodução/ Google Street View

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No Dia Nacional de Doação de Órgãos (27), a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de Duque de Caxias promove, a partir das 10h, no Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC), uma ação educativa com o objetivo de conscientizar e incentivar a população para a doação de órgãos. A atividade terá início com um “abraço simbólico” na área externa do hospital, para sensibilizar a população sobre o drama enfrentado pelos pacientes que aguardam na fila de espera por transplantes. A ação contará ainda com distribuição de material informativo, além da participação de uma equipe multidisciplinar e estudantes da área de saúde, prestando informações e tirando as dúvidas da população.

Desde 2017, o município de Duque de Caxias está habilitado no Sistema Nacional de Transplante (CIHDOTT) para captação de órgãos e tecidos para transplante. O CIHDOTT é uma comissão intra-hospitalar formada por equipe multiprofissional da área de saúde, que tem a finalidade de organizar rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes. O HMMRC é a unidade de referência para a captação de órgãos no município. Desde sua habilitação até hoje, o hospital já realizou 10 captações através do CIHDOTT.

Mais do que uma demonstração de empatia e generosidade, a doação de órgãos pode ser a única esperança de vida ou oportunidade de recomeço para pacientes à espera de transplante. Dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) revelam que vem crescendo a cada ano o número de doadores no país.

Para se tornar um doador, o primeiro passo é comunicar a intenção à família, uma vez que a concessão de órgãos só é feita mediante autorização familiar. A doação fica impossibilitada a pessoas que não possuem documentação, menores de 18 anos e as que tenham restrições clínicas, como conhecimento da causa da morte e doenças infecciosas ativas, entre outros. Os órgãos doados seguem para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada estado e controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes.

Seja um doador de órgãos

Há dois tipos de doadores. O doador vivo, que pode ser qualquer pessoa que concorde com a doação, desde que não prejudique a sua própria saúde. Em vida, podem ser doados rins, parte do fígado, parte da medula óssea ou parte do pulmão. Pela lei, parentes até o quarto grau e cônjuges podem ser doadores. Não parentes só com autorização judicial. Outro tipo de doador é o doador falecido, aquele que tem morte encefálica comprovada. O Sistema Único de Saúde (SUS) tem o maior programa público de transplante do mundo, em que 87% dos transplantes de órgãos são feitos com recursos públicos.

Serviço:

Ação Educativa pelo Dia Nacional de Doação de Órgãos

Dia: 27/09, a partir das 10 horas

Local: Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC)

Rod. Washington Luíz, 3200 - Parque Beira Mar, - DC