Secretaria de Ordem Pública inicia operação no Rock In Rio

O festival começa nesta sexta - Foto: Mauricio Pingo / Governo do Estado do Rio de Janeiro

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Ordem Pública iniciou, às 7h desta sexta-feira, dia 27, a operação para o Rock in Rio. A ação vai contar com 560 agentes por dia para realizar o patrulhamento urbano, o controle de trânsito, a fiscalização de estacionamento irregular e do transporte complementar no entorno do evento, além de manter de prontidão a Defesa Civil municipal. Durante os sete dias de festival, o esquema especial contará com efetivos da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio), das coordenadorias de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer) e Especial de Transporte Complementar e da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, todos vinculados à Seop.

Guarda Municipal – Somente a GM-Rio irá empregar diariamente 510 guardas em ações de ordenamento urbano e de trânsito em pontos estratégicos da região com o primeiro turno começando às 7h no entorno da Cidade do Rock. No suporte operacional, as equipes terão 169 rádios de comunicação, 106 veículos, além do carro comando do Centro de Controle Operacional, que está baseado na Avenida Embaixador Abelardo Bueno com Rua Francisco de Paula.

Para promover o ordenamento urbano e apoio às forças de segurança, guardas a pé, em viaturas e motocicletas circularão nas estações e terminais de transporte público e nas principais vias de acesso à Cidade do Rock, com apoio de oito cães. Dentro das estações do BRT, equipes vão fiscalizar a evasão do pagamento da tarifa – ação iniciada em outubro de 2018 - além de orientar passageiros. Em parceria com a Comlurb, o programa Lixo Zero atuará no entorno do Parque Olímpico para coibir o descarte irregular do lixo.

Postos estratégicos - O efetivo da GM-Rio estará distribuído em pontos das avenidas Embaixador Abelardo Bueno, Salvador Allende, Olof Palme, das ruas Abrahão Jabour e Pedro Calmon e das estradas dos Bandeirantes e Pedro Corrêa. As estações do metrô Jardim Oceânico e do BRT (Parque Olímpico, Rio 2, Riocentro e Centro Olímpico), Terminal Alvorada, Centro Aquático Maria Lenk, Centro Internacional Sarah de Neuroreabilitação e Jeunesse Arena, receberão postos fixos. A Arena do Futuro funciona como base de integração das equipes.

Trânsito – A Subdiretoria Técnica de Trânsito da GM-Rio atuará diariamente na fiscalização e no controle do trânsito no entorno do Parque Olímpico, incluindo os 53 pontos de bloqueio definidos pela CET-Rio. Além de controlar as interdições ao tráfego, os agentes vão coibir o estacionamento irregular, junto aos reboques da Prefeitura, e demais condutas em desacordo ao Código de Trânsito Brasileiro. Nove tendas operacionais serão montadas nos principais pontos de bloqueio.

Reboques - A Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer) disponibilizou 16 reboques, atuando em turnos, na operação do Rock in Rio para coibir 24 horas/dia o estacionamento irregular na região. Em caso de veículo rebocado, o cidadão deve acessar a página da Prefeitura na internet para impressão da Guia de Pagamento e de Remoção (GPR). A GPR pode ser impressa no depósito da Prefeitura, localizado na Rua Omar Bandeira Ramidan Sobrinho, nº 1, no Recreio dos Bandeirantes, e a principal unidade que receberá os automóveis removidos na região. O boleto deve ser pago nos bancos conveniados e não é aceito online. Para a retirada dos veículos apreendidos, devem ser apresentados os comprovantes de pagamento da diária e da taxa de remoção, além da quitação de todas as multas vencidas e débitos pendentes. Os depósitos da Prefeitura funcionam todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.

Vans e Kombis - a Coordenadoria Especial de Transporte Complementar, responsável pela fiscalização do transporte remunerado de passageiros feito por vans e Kombis, disponibilizou 20 agentes e seis veículos operacionais para atuação no entorno da Cidade do Rock. Entre os objetivos, está o combate ao transporte pirata na região e o controle dos serviços prestados pelos permissionários.

Defesa Civil – A Defesa Civil municipal manterá de prontidão dois técnicos 24h por dia, no Centro de Operações Rio (COR), na sede da instituição, em Vila Isabel, e em posto montado na própria Cidade do Rock para monitorar possíveis ocorrências na área. O órgão ainda terá as equipes rotineiras para cuidar do atendimento das chamadas de emergência feitas ao serviço 199 ou 1746.

Ação com a Vigilância Sanitária – A Guarda Municipal também vai atuar em apoio às ações da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa) durante o festival, com a equipe lúdica do Grupamento de Ronda Escolar, que fará encenação sobre o combate a ação de bactérias para ilustrar o trabalho da Visa com a participação de um mascote da GM-Rio e de um agente fantasiado de bactéria. As ações acontecerão das 15h às 19h no estande da Subvisa, na Rock Street. Com o tema “Coisas que você não vê, mas a gente cuida”, o espaço vai oferecer também o atendimento ao público.