NITERÓI/RJ
Min:   Max:
Educação e Novas Tecnologias

Suzana Fernandes é graduada em pedagogia pela Uerj e em música pela UFRJ. Especializada em educação à distância e em planejamento, implementação e avaliação pela PUC-MG. Professora de música e de ensino religioso da rede municipal do Rio de Janeiro e palestrante internacional sobre o tema e-learning. E-mails para esta coluna: [email protected]

Critérios para escolha de uma escola

O mês de outubro está chegando e com ele o formulário com a proposta de renovação escolar. Caso decida trocar o estudante de escola, responsáveis devem observar alguns critérios cuidado.

1. Filosofia de trabalho da escola: Esta parte é muito significativa pois modela a forma do aluno se deparar com as dificuldades que se apresentam.

2. Linha religiosa da instituição: Clareza se a escola deverá ter cunho religioso ou não.

3. Faixa de atendimento escolar: Uma escola de educação infantil até o ensino fundamental não tem o mesmo olhar que a escola somente de educação infantil, por exemplo.

4. A estrutura física: É importante ter banheiros separados por sexo, com adaptação ao tamanho das crianças, espaço externo e que possibilite um banho de sol, parque, biblioteca, entre outros.

5. Equipe: Averiguar se há muita rotatividade de docentes, pois escola em que os professores rodam muito não se constrói uma cultura escolar.

6. Disciplinas do currículo: Uma escola que se tem aula de música privilegia a parte artística e a sensibilidade. Uma escola que se oferece muitas línguas tem seu foco no preparo para o mercado, por exemplo.

7. Material didático: Existem empresas que se especializaram em criação de material e deve-se pesquisar o que se fala sobre cada material.

8. Acesso rápido ao aluno: Há escolas que dificultam a entrada dos responsáveis e criam todo um protocolo.

9. A inclusão: Um perspectiva social de acolhimento é muito rica para todos os componentes escolares.

10. Distância: Quando próxima à residência do aluno facilita o acesso e a permanência nas atividades e o responsável no acompanhamento educacional.

11. Valor: O valor é relativo ao serviço prestado e ao benefício que se tem. Se for o caso pedir um desconto, mas nunca deixar de requerer aquele serviço em função do valor.

Inscrições abertas para a Cecierj

Trocar de escola requer alguns cuidados dos responsáveis

Trocar de escola requer alguns cuidados dos responsáveis

Arquivo pessoal

Estão abertas as inscrições para os cursos de graduação a distância pela Fundação Cecierj, que é o consórcio de universidades públicas. As inscrições vão até o dia 24 de outubro.

São oferecidas 7.674 vagas em 17 cursos superiores

Bacharelado em Administração (761 vagas), Administração Pública (400 vagas), Ciências Contábeis (240 vagas), Engenharia Meteorológica (50 vagas), Engenharia de Produção (400 vagas), Tecnologia em Gestão de Turismo (250 vagas) e Sistemas de Computação (529 vagas); além das licenciaturas em Ciências Biológicas (916 vagas), Física (375 vagas), Geografia (320 vagas), História (200 vagas), Letras (300 vagas), Matemática (830 vagas), Pedagogia (1.080 vagas), Química (338 vagas) e Turismo (335 vagas).

Os polos de estudo e as inscrições estão no site da Fundação Cecierj www.cecierj.edu.br

Qualificação para o serviço público

Curso oferecerá uma visão moderna do Controle Interno e Externo

Curso oferecerá uma visão moderna do Controle Interno e Externo

Divulgação

Na próxima segunda-feira, dia 30, a Fundação Ceperj inicia o Curso de Controladoria, com aulas ministradas pelo assessor especial da CGE RJ, Marcus Braga. Marcus é doutor em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, e foi auditor federal de Finanças e Controle da (CGU). O curso desenvolvido pela Escola de Gestão e Políticas Públicas da Ceperj (EGPP) oferecerá uma visão moderna e aplicada do Controle Interno e Externo no Brasil, capacitando servidores para lidarem com a questão do controle governamental na gestão cotidiana. O investimento é de R$ 144,41. As aulas acontecerão na Procuradoria Geral do Estado, no Centro, no dias 30 de setembro e 7, 14 e 21 de outubro, das 13h30 às 17h30.

Já no dia 2 de outubro, o curso que terá início será o de Compliance no Serviço Público. Tratando-se de uma área em constante expansão, a EGPP desenvolveu um curso voltado à compreensão do Compliance na Administração Pública e do fomento às boas práticas de Governança no segmento empresarial.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Fundação: www.ceperj.rj.gov.br.

Scroll To Top