Estado do Rio registra saldo positivo no emprego formal em agosto

Pontos turísticos e esportes coletivos nas praias liberados no Rio a partir desta sexta-feira - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Trabalho divulgou que o saldo de empregos formais criados no mês de agosto no estado do Rio de Janeiro foi igual a 11.810, melhor resultado para o mês desde 2011. Com o bom resultado, o saldo de empregos formais criado no ano, que até o mês passado era negativo, saltou para 3.240 em agosto.

Foram determinantes para o bom desempenho de agosto os setores da Construção Civil (+1.931), Comércio (+2.339) e Serviços (+6.927), exclusive serviços da administração pública e serviços de utilidade pública. 

Na avaliação do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), o resultado super positivo em agosto pode refletir o aumento consistente da confiança dos empresários e consumidores a partir de abril. Para o IFec RJ é importante que a confiança se mantenha alta para que os dois cortes observados na taxa básica de juros (final de julho e setembro) se transformem em ampliação do consumo. 

Na média dos últimos 12 meses encerrada em agosto, o resultado também é o melhor desde janeiro de 2015.

O bom resultado pode ter sido influenciado pela queda da taxa básica de juros, iniciada no final de julho e pelo aumento da confiança de consumidores e empresários registrado também no mês de julho. A última é fundamental para ampliar a potência da política monetária. O IFec RJ registra que é absolutamente necessário que a reforma da previdência se estenda ao estado do Rio de Janeiro, que deverá registrar, segundo a LDO de 2019, apenas neste ano, aproximadamente R$ 13,2 bilhões de déficit no seu regime próprio.

Na média dos últimos 12 meses encerrada em agosto, o resultado também é o melhor desde janeiro de 2015

Foto:Divulgação