Volta Redonda terá seu primeiro Fórum de Turismo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O primeiro Fórum Municipal de Turismo, promovido pela Prefeitura de Volta Redonda, será realizado na próxima quinta-feira, dia 3, no UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biasi), campus Aterrado, das 8h30 até 17h30. O objetivo do evento, organizado em parceria pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet) e pelo Conselho Municipal de Turismo (Comutur), é discutir políticas públicas para o setor e coletar propostas para implementação do Plano Municipal de Turismo.

O público-alvo é formado por empresários e funcionários dos ramos de hotelaria, agências de viagem, guias de turismo, promotores de eventos, buffets, bares e restaurantes, motoristas de aplicativos e taxistas, transportadoras de passageiros e afins. Porém, o fórum é aberto para qualquer cidadão que queira participar. As inscrições podem ser feitas pelo link: (https://www.even3.com.br/forumturismovr) ou no local do evento.

A programação, na parte da manhã, inclui três palestras para contextualizar o evento e dar subsídios aos participantes para criarem propostas sobre o tema durante os grupos de trabalho. O dia começa com a exposição da diretora de Gestão e Desenvolvimento da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Valéria Lima, sobre o tema "Para pensar a Política Pública de Turismo".

Em seguida, fala sobre "Tendências da Área de Turismo" o supervisor de Produto Nacional da CVC Corp, Leonardo Fonseca; e a manhã encerra com videoconferência com o secretário de Turismo de Botucatu (SP), Augusto César Tecchio, que vai apresentar o "Case de Turismo: A experiência do município de Botucatu" em relação a implementação de políticas públicas para o turismo.

À tarde, os participantes serão divididos em três grupos de trabalho para discutir eixos temáticos diferentes e criar propostas para fomentar o turismo em Volta Redonda. Os temas são "Patrimônio, Memória e Cultura", "Vocações Turísticas do Município" e "Desafios do Turismo em Volta Redonda". Após os debates, o resultado é apresentado em plenária de onde saem as propostas que serão incorporadas ao Plano Municipal de Turismo de Volta Redonda.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rogério Loureiro, lembrou que o Fórum Municipal de Turismo é uma iniciativa pioneira na cidade. "O evento tem por objetivo convidar os setores envolvidos na cadeia produtiva da atividade e outros interessados a pensarem sobre a diversificação da matriz econômica do município. Somos uma cidade que possui uma rede de serviços muito sólida, referência entre as cidades vizinhas. E podemos aproveitar melhor essa condição", acredita.