Prefeitura do Rio apresenta balanço do 1º dia do Rock in Rio

Milhares de pessoas lotaram o primeiro dia do festival - Foto: Alex Ramos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No primeiro dia de operação dos serviços especiais montados pela Prefeitura do Rio para atender o público do Rock in Rio e os moradores dos bairros no entorno do evento, na Zona Oeste, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) registraram 149 multas de trânsito, 84 remoções de veículos por estacionamento irregular e 104 autuações referentes ao transporte complementar - com remoção de dez vans, sendo seis delas, piratas.

Na fiscalização das estações do BRT da região, a GM-Rio aplicou 37 multas por evasão de tarifa. Além disso, um homem foi detido pelo Grupamento de Guardas Motociclistas (GGM) por ato obsceno em um ônibus na estação BRT Afrânio Costa, na Barra da Tijuca.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública iniciou, às 7h de sexta-feira (27) a operação Rock in Rio, que conta com 560 agentes por dia para realizar o patrulhamento urbano, o controle de trânsito, a fiscalização de estacionamento irregular e do transporte complementar no entorno do evento, além de manter de prontidão a Defesa Civil municipal.

Durante os sete dias de festival, o esquema especial contará com 510 guardas municipais, 16 equipes de reboques da Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer) e 20 fiscais da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CETC).

O efetivo da GM-Rio atua nas estações, nos terminais de transportes e nas principais vias de acesso ao Parque Olímpico, com patrulhamento a pé, em motocicletas e viaturas, além de apoio de oito cães e estrutura operacional de 106 veículos, 169 rádios de comunicação e base de comando central. No trânsito, os guardas estão distribuídos por 53 pontos de bloqueio definidos pela CET-Rio, implantados a partir das 13h.

 

Contratada pelo segundo ano para executar o serviço de limpeza, a Comlurb recolheu 34 toneladas de lixo na primeira noite das apresentações. Foram 18,2 toneladas de orgânicos e 12,8 toneladas de recicláveis. Na área externa, a Comlurb coletou 3 toneladas de resíduos. Somadas as 12,5 toneladas recolhidas no evento-teste do dia 24, sendo 8,5 toneladas de orgânicos e 4 toneladas de materiais recicláveis, já são no total 46,5 toneladas, sendo 29,7 de orgânicos e 16,8 de recicláveis.

O Centro de Operações Rio (COR) informou que a previsão do Alerta Rio para as próximas horas deste sábado (28) é de predomínio de céu nublado a encoberto e previsão de chuva fraca a moderada em pontos isolados. 

Veja a seguir o balanço da operação da Prefeitura do Rio:

Vigilância Sanitária: a Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses do Rio inspecionou 65 pontos de serviços, aplicando quatro infrações. O número de vistorias corresponde a mais de 30% do total dos 215 estabelecimentos licenciados pelo órgão, que retoma a operação às 14h deste sábado, 28. Além das inspeções, o órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde promove orientações no estande Indonésia, na Ásia Rock Street.

Das quatro multas aplicadas, uma foi em um food truck, onde fiscais encontraram dez quilos de pães sem procedência que acabaram descartados. Outras duas foram por falta de ponto de água em um estande de bebida e por ausência de lavatórios no catering da força de trabalho. A quarta foi aplicada em um restaurante que tinha empregados que não passaram pelo curso gratuito de capacitação de higiene na manipulação de alimentos, como exige a lei. Técnicos fizeram também a coleta de amostras de bebidas e alimentos em 23 estabelecimentos para análise no Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lasp), que fica no complexo da Zona Norte da Vigilância, em São Cristóvão.

No estande que funciona das 14h às 2h, o público encontra um plantão para atendimentos de Ouvidoria e licenciamentos de última hora. Nesse primeiro dia, foram emitidas quatro licenças sanitárias.

Planejamento operacional - Entre os pontos vistoriados, a Vigilância conferiu áreas de ambientes coletivos, como as de gerenciamento de resíduos, banheiros e bebedouros. Nos sete dias do RIR, o planejamento envolverá ao todo 70 técnicos, distribuídos em equipes diárias para as inspeções, as atividades educativas e o atendimento ao público. São médicos-veterinários, enfermeiros, nutricionistas, engenheiros e outros profissionais das coordenações de Alimentos, Saúde, Engenharia e Fiscalização Sanitária, além do Núcleo de Inspeção e Fiscalização dos Ambientes Coletivos, do Lasp e da Superintendência de Educação, responsável pelas capacitações, reuniões de alinhamento e todas as demais ações de orientação.

Procon Carioca faz ação educativa no Rock in Rio - A equipe do Procon Carioca fiscalizou 40 estabelecimentos no festival, sendo feitas orientações para garantir o cumprimento da Lei Federal 8.078/90 - Código de Defesa do Consumidor - CDC.

Foi checado o cumprimento das normas, como Alvará de Funcionamento, Certificado de Aprovação do Corpo de Bombeiros, Código de Defesa do Consumidor disponível para consulta pelos consumidores, precificação dos produtos expostos à venda, higiene dos estabelecimentos, acondicionamento adequado dos alimentos, datas de fabricação e validade dos produtos, temperatura dos alimentos comercializados, Certificado de Potabilidade da Água, extintores de incêndio, saídas de emergência, atendimento médico e bebedouros.

Houve, ainda, distribuição de folhetos com dicas sobre os direitos dos consumidores no evento. Depois que todos os estabelecimentos forem orientados sobre as normas, os fiscais farão outra visita notificando aqueles que que apresentarem irregularidades.

Informes do COR - O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informa que as vias da Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes, que ficam no entorno do Parque Olímpico, estão liberadas ao tráfego desde as 6h deste sábado (28). Os bloqueios serão novamente implementados a partir das 13h.

Comlurb - Recolheu 34 de lixos no total, sendo 31 toneladas de resíduos na parte interna(18,2 toneladas de orgânicos e 12,8 toneladas de recicláveis) e 3 toneladas de resíduos na parte externa.

A Comlurb foi contratada pelo segundo ano para executar o serviço de limpeza, coleta e dar a destinação final adequada aos resíduos gerados na fase de montagem, durante o evento e desmontagem. A Companhia disponibilizou 1.143 garis e 158 agentes de limpeza urbana para executar os serviços de varrição e limpeza das áreas de circulação do público, VIP, arenas 2,3 e velódromo, palcos e camarins, além de banheiros e postos de saúde.

Mais uma vez, a Comlurb está destinando os resíduos potencialmente recicláveis para os catadores cooperativados credenciados pela Companhia nas centrais de triagem em Irajá e Bangu. Durante o evento, uma equipe da Coleta Seletiva está realizando a triagem do material em pontos estratégicos para aumentar o percentual de resíduos recicláveis.

Os resíduos orgânicos estão sendo levados ao EcoParque do Caju, da Comlurb, para serem utilizados na Unidade de Biometanização, onde serão transformados em biogás para geração de energia, biocombustível ou condicionador de solos, e para compostagem, e os rejeitos destinados à empresa Usina Verde, pioneira no Brasil no desenvolvimento tecnológico para a recuperação de resíduos sólidos, para incineração e transformação em energia.

 

Secretaria Municipal de Saúde - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém as unidades de urgência e emergência de sobreaviso com equipes preparadas para receber possíveis emergências e eventos com múltiplas vítimas em função do evento. Na primeira noite, duas pessoas foram removidas da Cidade Rock, atendidas no Centro de Emergência Regional (CER) Barra e já liberadas.