Uma Niterói para o futuro

Bruno Serpa Pinto - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Bruno Serpa Pinto

Ordenar e estruturar uma cidade em constante crescimento é uma tarefa árdua e que envolve tanto o poder público quanto a sociedade civil. Todo município conta com uma Lei de Uso e a Ocupação do Solo, que determina os parâmetros urbanísticos da cidade. Pensar no assunto quando se busca o melhor para o nosso município é de fundamental importância.

Apesar dos bons ventos que começam a soprar no noticiário, o setor imobiliário enfrenta problemas locais que podem fazer com que o município não aproveite totalmente esse momento de retomada econômica. Infelizmente, a falta de uma nova Lei de Uso e Ocupação do Solo deixa os niteroienses sem perspectivas de obras para atender novos conceitos de moradia na cidade.

Atender a questões contemporâneas, como mobilidade, custo-benefício e uso inteligente dos espaços, são demandas importantes da atualidade. Os espaços compactos têm feito sucesso e o mercado imobiliário está se adaptando a este novo perfil de cliente. O alto interesse por este tipo de imóvel mostra uma mudança no comportamento do consumidor.

Esse tipo de moradia vai de encontro direto com o novo estilo de vida dos cidadãos brasileiros. Com o dia a dia cada vez mais corrido, os moradores de cidades grandes buscam por imóveis próximos à região onde trabalham ou estudam, e que sejam fáceis de cuidar na rotina diária. O foco é o público jovem adulto, antes dos 30 anos, que saiu da casa dos pais para morar sozinho, mas ainda não constituiu família.

Com sete instituições de ensino superior, Niterói é um polo universitário que abriga cerca de 55 mil estudantes. A ausência de uma legislação atual que contemple as necessidades desses e de outros perfis de consumidores que buscam empreendimentos inovadores representa uma perda de oportunidade de negócios e uma carência para os moradores da cidade.

Relevância para o futuro - O impacto desta indefinição para a população é grande. É preciso sensibilidade para criar condições para que a retomada não seja ameaçada e atender às demandas de moradia da população. Precisamos trabalhar por um ambiente de negócios seguro e transparente e projetos que permitam a prosperidade econômica, sem deixar de lado a proteção ao meio ambiente e a sustentabilidade.

Nossa cidade é uma ótima opção para quem busca mais tranquilidade e boas oportunidades de negócios. Mesmo diante do cenário econômico complexo, conseguiu manter seu crescimento. A ADEMI-Niterói acredita na força do município e trabalha para que ele seja, cada vez mais, uma potência nesse cenário de transformações. Esse é o momento de nós, enquanto cidadãos, nos organizarmos para contribuir com a Niterói de amanhã.