São Gonçalo comemora Dia Mundial do Idoso nesta terça

Projeto da UFF reconta a história da pandemia da covid-19 a partir de relatos dos idosos - Foto: Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Pensando o envelhecimento saudável e a promoção do bem-estar e qualidade de vida, o Programa da Saúde do Idoso de São Gonçalo realiza nesta terça-feira (1), na praça Doutor Luiz Palmier, uma grande ação pelo Dia Mundial do Idoso, com palestras e serviços gratuitos, das 9h às 13h.

A atividade acontece em parceria com as equipes de Saúde da Família (ESF), Tabagismo, Saúde do Homem, IST/AIDS, Consultório na Rua, Hipertensão e Diabetes, Núcleo de Saúde da Família (NASF) e Saúde da Mulher. Os serviços oferecidos ao público são: aferição de pressão, avaliação nutricional, teste rápido IST/ AIDS, orientações sobre saúde, auriculoterapia, alongamento e zumba.

"É fundamental destacar a importância de acreditar que através da intersetorialidade das secretarias e serviços nós podemos construir políticas públicas que visem um atendimento digno à população idosa. O cuidado e acolhimento geram autonomia, e isso é fundamental para as pessoas idosas que muitas vezes se veem desacreditadas em si mesmas!", destacou a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora.

A população idosa de São Gonçalo contabiliza 142.376 pessoas, correspondendo a 12,03% da população total, sendo 59.486 homens e 82.890 mulheres. Para Maria da Conceição Soares, coordenadora do Programa de Saúde do Idoso, é fundamental que as políticas públicas garantam os direitos ao envelhecimento saudável.

"O envelhecimento populacional é uma característica e tendência mundial que também observamos na cidade de São Gonçalo. Correspondendo a este movimento mundial, esta cidade tem buscado proporcionar e garantir, no âmbito da saúde na Atenção Básica, o direito do acesso universal e igualitário a um atendimento de qualidade que vise o envelhecimento ativo e saudável!", afirmou.

Mapeamento Nacional de Gestão Pública: A nível nacional, São Gonçalo foi a única cidade do Estado do Rio a ser escolhida na 7ª edição do Mapeamento de Experiências de boas práticas em gestão pública, pelo programa municipal de Saúde da Pessoa Idosa. Organizado pelo Ministério da Saúde e pelo Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento – Gise, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), o mapeamento é feito desde 2013 e reúne experiências de todas as regiões do Brasil do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na categoria "Promoção de atividades intersetoriais que beneficiem pessoas idosas por meio da integração do Setor Saúde com: Assistência Social, Direitos Humanos, Educação, Transporte, Ministério Público, dentre outros", São Gonçalo foi selecionado pelo trabalho realizado no Espaço Avançado de Atendimento à Saúde do Idoso, no Jardim Catarina. Em seis meses de existência, o núcleo que funciona em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social e a Secretaria de Políticas Públicas para Mulher, Idoso e Pessoa com deficiência, atende atualmente 76 idosos, por meio de planos terapêuticos singulares, que atendam às necessidades de cada um.