Cultura com mais uma 'casa'

O prefeito Rodrigo Neves destacou a importância para a cultura com a inauguração do espaço em São Domingos - Foto: Alex Ramos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói ganhou mais um espaço para fomento da cultura. Foi inaugurada, na tarde da última segunda-feira (01), a Sala Nelson Pereira dos Santos, no Centro Petrobras de Cinema, no bairro de São Domingos. O espaço homenageia um dos maiores nomes da sétima arte do país e fundador do curso de graduação em cinema da UFF.

O espaço é o maior auditório público da cidade, com capacidade para 490 pessoas. Equipada com uma moderna tecnologia de som, luz e projeção audiovisual, a sala vai receber apresentações de música, teatro, dança e cinema, além de funcionar como centro de convenções.

Durante o evento, o prefeito Rodrigo Neves anunciou que, no início do ano que vem, começam as obras do primeiro Museu do Cinema Brasileiro. O local vai ocupar o segundo piso do prédio em formato de rolo de filme no Centro Petrobras de Cinema, em São Domingos. O museu será todo interativo, com salas de exibição de curtas-metragens e documentários.

Apontada como a cidade que mais investe em cultura no estado do Rio de Janeiro. Entre os investimentos, está um edital para produções audiovisuais que será lançado no mês de novembro.

"Cultura é uma vocação de Niterói. A Sala Nelson Pereira dos Santos é um espaço público com qualidade. Tenho certeza que o niteroiense vai ter muito orgulho desse espaço", disse Rodrigo Neves.

O secretário de cultura Victor de Wolf destacou a importância da inauguração de um espaço do multiuso em Niterói e de manter a cultura viva na cidade.

"A cada vez que alguém censurar algum lugar, nós abrimos um equipamento novo. É assim que vamos enfrentar esse momento cruel que estamos vivendo. Queremos que todos se sintam à vontade e que cuidem com muito carinho. Vamos resistir", afirmou.

Para o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, a sala abre um leque de opções para os artistas da cidade.

"Niterói é uma das cidades que mais investem em cultura no país. E a prefeitura, com mais esse espaço, está dando todas as oportunidades para o artista de Niterói ter a chance de se apresentar para o público da cidade e, cada vez mais, com equipamentos de qualidade como a Sala Nelson Pereira dos Santos", disse Axel Grael.

Programação - No mês de outubro, a Sala Nelson Pereira dos Santos conta com uma agenda cheia de atrações. Nesta terça-feira (1°), às 20h, a cantora Adriana Calcanhotto apresenta o show "Margem". Na quinta-feira (3), às 20h, a Orquestra Aguidavi do Jêje se apresenta e conta com a participação especial do cantor Gilberto Gil. Nos dias 10 e 11 de outubro, às 20h30, a cantora Preta Gil vai apresentar o espetáculo "Mais Preta do que Nunca". O Grupo Moça Prosa faz show na Sala Nelson Pereira dos Santos, no dia 17, às 20h. O cantor Claudio Lins se apresenta no dia 24, às 20h. E no dia 31, Nelson Sargento sobe ao palco, às 20h.