Menos 50% de resíduos de rios e praias e muita participação popular em dia de ação ambiental

Resíduos foram recolhidos em oito pontos diferentes da orla, rios e lagoas da cidade - Foto: Divulgação/ Clin

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O balanço feito pela Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) dos resíduos recolhidos no penúltimo sábado (21), Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, demonstrou que Niterói segue cada vez mais no caminho da sustentabilidade e que as ações realizadas pelos órgãos públicos e parceiros estão se revertendo em resultados positivos. A pesagem contabilizou cerca de 3 toneladas de resíduos nas praias, quase 50% a menos do que na ação do ano passado. A participação popular, com oito mil voluntários cadastrados no site da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (Smarhs), também superou as expectativas demonstrando um avanço também na conscientização da população.

Os resíduos foram recolhidos em oito pontos diferentes da orla, rios e lagoas da cidade com ações desenvolvidas pela Prefeitura, ONGs e instituições de meio ambiente.

O presidente da Clin, Luiz Carlos Fróes, analisa que os resultados são frutos do trabalho desenvolvido em várias frentes pela Prefeitura, como o serviço diário feito pelas equipes que trabalham para manter uma cidade mais limpa.

“O resultado da pesagem dos resíduos coletados nas praias e encaminhados para a Clin mostra que, apesar de termos um número maior de pessoas participando, houve uma redução de quase 50% da quantidade recolhida em relação ao mesmo evento do ano passado”, destacou Luiz Carlos Fróes. “Estamos fazendo um bom trabalho na manutenção da limpeza da cidade, além de constatarmos o engajamento da população no esforço de mudar os seus hábitos com uma maior consciência ambiental. É importante destacar, o trabalho conjunto de todas as secretarias com vários projetos e ações para melhorar as condições de vida da nossa cidade”.

A Clin recolhe, por mês, mais de 13 mil toneladas de resíduos de coleta domiciliar e cerca de 3 mil toneladas de varrição. Outros resíduos, como galhos, lodo e entulhos chegam a acumular 3,5 mil toneladas mensais. Quanto aos recicláveis, são recolhidas aproximadamente 180 toneladas mensalmente na cidade.

Atualmente, todo resíduo produzido em Niterói tem destino final adequado. Os resíduos públicos coletados são destinados ao Centro de Tratamento de Resíduos, que fica no bairro do Caramujo. Os resíduos domiciliares são destinados ao CTR de Alcântara, em São Gonçalo. Os resíduos de serviço de saúde são destinados ao CTR de Itaboraí. Os resíduos de construção civil são destinados a Centros de Tratamento de Resíduos licenciados para este fim e os resíduos recicláveis são doados para cooperativa de catadores.

Por dois anos consecutivos, a Clin garantiu o primeiro lugar no Estado e o segundo do Brasil no Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU), onde foram avaliados 3.049 municípios em todo o País, incluindo as capitais. O bom desempenho de Niterói na pesquisa é atribuído aos investimentos feitos para melhorar a destinação do lixo produzido diariamente na cidade e à ampliação dos serviços de coleta domiciliar e varrição, além de campanhas para conscientizar a população.

Um dos projetos é o de educação ambiental para crianças. Uma equipe da Companhia de Limpeza faz visitas nas escolas da rede municipal e da privada de Niterói. Com oratória voltada para os pequenos, a equipe já palestrou para mais de 8 mil crianças, sempre explicando como funciona todo processo de separação dos resíduos. Além disso, também são instalados contêineres de cores diferentes para sinalizar qual tipo de resíduo é para descartar e são realizadas oficinas e contação de histórias infantis.

“Acredito que a educação ambiental seja o caminho. Temos nos dedicado a esta área. A minha geração não foi orientada para a reciclagem, mas as crianças de hoje são muito mais conscientes e acredito que teremos, no futuro, adultos mais preocupados e comprometidos com o meio ambiente”, finaliza Fróes.

Ações ambientais

A SMARHS tem programação anual voltada para ações de sustentabilidade e também interage com a população através do site www.smarhs.niteroi.rj.gov.br.

“Trabalhamos sempre em consonância com a população, ouvindo o que tem a dizer para implantarmos ações sustentáveis que levam a conscientização como a criação de parques municipais, plantio de mudas, projetos de educação ambiental com escolas e universidades no Parnit e campanhas contra queimadas”, enumera o subsecretário de Sustentabilidade, Gabriel Cunha. “O fato de termos quase dobrado o número de voluntários no Clean Up Day é uma prova de que estamos no caminho certo e que a população está entendendo nossas ações intervenções e mensagens e atendendo ao nosso chamado”.