MPRJ sedia workshop sobre compliance

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Aproveitar o momento de crise moral que abateu o país e o Estado do Rio para aprender a lidar com questões de integridade e ética. Essa é uma das propostas do workshop Compliance: O Estado da Arte, que acontece no próximo dia 4, às 17h, na sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Dividido em dois painéis, o evento reúne especialistas para abordar temas como avanços institucionais e riscos reputacionais para empresas e, diante do cenário atual, discutir ações para melhorar o ambiente de negócios brasileiro.

“É o momento de dar a volta por cima, aquela história, fazer do limão uma limonada. Debater sobre compliance é uma tendência para um ambiente com organizações mais transparentes, para que se tenha maior credibilidade nos relacionamentos empresariais e sociais. Programas de Integridade comunicam o comprometimento com a ética empresarial e com a transparência e, para manter a credibilidade, esses programas precisam demonstrar resultados. Não há receitas prontas e não basta que os programas sejam criados”, avalia o presidente da Comissão de Transparência Pública OAB/RJ, Humberto Mota Filho, um dos maiores especialistas no tema.

Apesar de ser recente no Brasil, o compliance deve ser avaliado como uma forma de prevenção para que as empresas detectem falhas graves ou não. “É preciso respeitar as peculiaridades dos marcos legais e dos riscos inerentes às atividades empresariais. Por isso, programas de compliance devem ser encarados como oportunidade de autoconhecimento e de fortalecimento das organizações e não como um custo adicional. Ainda lidamos com certa descrença, alguns encaram como um modismo e ainda há aqueles que insistem na comoditização do compliance. Isso, definitivamente, não existe. Queremos promover um debate público, ético e saudável. Há questões recorrentes para as quais já podemos apontar possíveis ações de governança, gerindo riscos”, enfatiza Mota Filho.

Na ocasião, será lançada a coletânea de artigos “Compliance: O Estado da Arte”, organizada por Cláudio Carneiro, presidente da Comissão de Educação OAB/RJ, e Humberto Mota Filho. “Não é um livro, não é um manual, mas uma coletânea de tendências, de experimentos, uma obra com diferentes pontos de vista”, disse. O livro traz um artigos do procurador geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, José Eduardo Gussem, que será também mediador do primeiro painel. O workshop é aberto ao público. Inscrições: http://www.mprj.mp.br/comunicacao/eventos