Avanços no impulsionamento do Turismo do Rio de Janeiro

O secretário de Turismo, Otávio Leite, o governador, Wilson Witzel, e representantes de entidades do Turismo estiveram juntos nesta terça (1) - Foto: Roberto Ghidalevich/Governo do Estado

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Boas notícias para o setor turístico na manhã desta terça-feira (01/10). O secretário de Turismo, Otavio Leite, o governador, Wilson Witzel, e representantes de entidades do Turismo assinaram uma carta de intenções com uma série de medidas para alavancar o segmento, impactando diretamente na economia do Estado. A “Carta de Copacabana” consolida a parceria do Governo do Estado com o Trade. O documento resulta em um conjunto de ações que tem como objetivo principal atrair mais turistas de lazer e negócios. A reunião aconteceu no Hotel JW Marriot, em Copacabana, na Zona Sul do Rio.

A criação de um banco de diárias para a captação de eventos no Rio esteve em pauta. Esta é uma das estratégias para captar eventos, congressos, feiras, jornadas científicas e simpósios, proporcionando descontos em hospedagem, bares e restaurantes, tornando mais atrativa e barata a estadia no Rio de Janeiro.

"O Estado vai fazer um esforço fiscal, ao mesmo tempo, a hotelaria vai oferecer espaços ociosos de seus aposentos para criar um banco de diárias, a fim de que ele sirva de um instrumento importante na captação de eventos", explica Otávio.

O governador Wilson Witzel destacou o engajamento de empresários do setor na ação que vai contribuir para aquecer o turismo fluminense seja na capital ou no interior.

"Estamos empenhados em fazer do turismo algo impressionante para o Rio e para o Brasil. O Stopover, por exemplo, é uma modalidade importante, com a participação do trade hoteleiro, turístico. Estamos trabalhando isso com a TAP e agora com a Fly Emirates. Acredito que o Rio de Janeiro consiga, até o final de 2022, estar com o dobro de turistas. Hoje, é 1,5 milhão de turistas estrangeiros, mas nós estaremos chegando a 3 milhões até o final de 2022", afirmou o governador.

Dentre os tópicos da pauta, o secretário Otavio Leite destacou também que está em processo de conclusão a redução do ICMS sobre o querosene da aviação (QAV). O Rio de Janeiro conquistou o direito de baixar a alíquota de 12% para 7%. O combustível é um dos fatores que mais influencia o valor das passagens aéreas.

Outro ponto da reunião foi a conquista para autorização da promoção turística, considerando utilidade pública “a publicidade que tiver por objetivo a divulgação de política pública de fomento, desenvolvimento e promoção do turismo do Estado do Rio de Janeiro”. Segundo Otavio Leite, será investido em campanhas de divulgação em países do Cone Sul (Argentina, Chile e Uruguai), América Latina e cidades importantes do mundo.

Os avanços da Segurança Pública com a redução dos índices de criminalidade e as conquistas do Salão do Turismo, ocorrido em agosto deste ano no Pier Mauá, também foram apresentados para os representantes do Trade.

"Essas medidas conjugadas com uma campanha de promoção, hão de fazer com que o Rio de Janeiro possa receber mais turistas nacionais e internacionais. Portanto, a reunião se prestou a delinear o escopo dessas inciativas e ao mesmo tempo amarrar o engajamento de todos do trade", ressalta o secretário.

Estiveram presentes no encontro os secretários de Fazenda, Luiz Claudio Rodrigues de Carvalho, e de Governo e Relações Institucionais, Cleiton Rodrigues, além dos dirigentes das principais entidades de turismo do Estado do Rio: Alfredo Lopes, da Abih-RJ (Associação de Hotéis do Rio de Janeiro); Sônia Chami, do Rio Convention Bureau; Fatima Faccuri, representando a regional Abeoc-RJ (Associação Brasileira de Empresas de Eventos); Cristina Fritsch, Abav-RJ (Associação Brasileira de Agências de Viagens do RJ), e Pedro Guimarães, Apresenta Rio.