Bairro do Jacaré vai receber unidade do Programa Médico de Família

Rodrigo Neves assinou a ordem de início para as obras de construção do novo módulo do Programa Médico de Família do bairro - Foto: Divulgação / Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, visitou nesta terça-feira (1º), as obras de infraestrutura da Estrada Frei Orlando, no Jacaré, Região Oceânica de Niterói, que já estão com 90% da rede de drenagem e pavimentação prontas e devem ser entregues à população em novembro. No local, o chefe do Executivo assinou a ordem de início para as obras de construção do novo módulo do Programa Médico de Família do bairro.

O novo módulo vai oferecer assistência a cerca de 4 mil pessoas, que serão atendidas por duas equipes compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. A expectativa é que a obra durante oito meses.

“Esse módulo no Jacaré vai fazer com que a Região Oceânica de Niterói, que há décadas, sofria com o abandono, tenha 100% de cobertura de atendimento do Médico de Família. Isso é um avanço que estamos conquistando desde que assumimos o governo, em 2013. Niterói continua abrindo novas unidades e ampliando seus serviços. Até 2020 iremos consolidar o PMF como um dos melhores do Brasil”, destacou o prefeito.

A unidade vai contar com consultórios médicos, salas de pré-consulta, vacina, nebulização, curativo, coleta de sangue, entrega de medicamentos e sala para atividades coletivas, como explica a secretária municipal de Saúde Maria Célia Vasconcellos.

“Essa conquista é fruto de trabalho, de planejamento, de um esforço coletivo de todos os setores, fundamental para concretizar a qualidade da nossa Saúde. A cidade tinha 60% de cobertura quando assumimos e, atualmente, temos mais de 200 mil pessoas cadastradas, mais de 80% do público considerado mais vulnerável. Nosso objetivo é chegar a 100% em todas as regiões do município”, detalhou a secretária.

O Programa Médico de Família (PMF) vai contar, ainda, com mais 6 unidades, nas comunidades do Juca Branco, Serrão, Holofote, Coronel Leôncio, Coréia, Sabão, além do Jacaré.

Infraestrutura – Rodrigo Neves vistoriou as obras de 1,9 km de extensão da Rua Frei Orlando, única entrada do bairro que esta semana já começa a receber os ralos para escoamento da água das chuvas. As obras estão recebendo investimentos de mais de R$ 4 milhões, e fazem parte de uma das etapas da renaturalização do Rio Jacaré que acompanha toda a estrada e vai receber soluções sustentáveis para evitar que sedimentos e efluentes cheguem ao curso d’água. O projeto executivo do Rio Jacaré está sendo concluído.

Durante a visita, Neves lembrou os inúmeros investimentos feitos na Região Oceânica, com destaque para o túnel Charitas-Cafubá e as obras da Unidade de Saúde Mário Monteiro. O prefeito informou que a reurbanização, drenagem e pavimentação do Jacaré está sendo feita da mesma forma em outros locais como Cafubá, Fazendinha e Boa Vista. Ele também deu nome à quadra do bairro, reformada pela Prefeitura, em homenagem ao líder comunitário Enoc Joaquim de Oliveira.

“Nossa gestão é a que mais investiu em infraestrutura na Região Oceânica. Além do Jacaré, que está com as obras na reta final, começamos as intervenções no bairro Santo Antônio. Um projeto complexo, que levamos tempo para desenvolver, mas que vai levar drenagem e pavimentação para os moradores. Vamos continuar avançando”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), Axel Grael, confirmou que o projeto executivo para a renaturalização do Rio Jacaré está sendo finalizado. Depois, será licitado para contratação de empresa especializada.

“Estamos fazendo uma série de intervenções importantes na Região Oceânica, melhorando sua infraestrutura. O projeto de renaturalização do Rio Jacaré é de extrema importância e o Médico de Família também está inserido nesse processo”, frisou Axel.

Este projeto, como os demais do Programa Região Oceânica Sustentável, é realizado com recursos do empréstimo feito pela Prefeitura de Niterói junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) de R$ 350 milhões. Tem como objetivo promover a sustentabilidade ambiental da Região Oceânica com inúmeras intervenções nos bairros.