Secretaria promove castração de cães e gatos

Governo do Estado oferece serviço móvel de castração de cães e gatos, realizado por equipe de veterinários - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Projeto Ambiente Animal, que visa minimizar os impactos causados por animais domésticos na fauna silvestre que vive nas unidades de conservação, acaba de voltar para o município do Rio de Janeiro. A Iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) atua no entorno do Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB), na zona oeste do Rio.

 O projeto realiza atividades de educação ambiental com proprietários de cães e gatos que residem no entorno das unidades de conservação a fim de conscientizá-los sobre a importância da adoção responsável, além de promover a castração gratuita de cães e gatos.

 O castramóvel está estacionado no Clube Professorado Campestre, na Estrada Pau da Fome, zona oeste do Rio. As equipes do projeto, executado pela ONG Viva Rio, iniciaram a castração dos animais nas localidades prioritárias da região do Parque Estadual da Pedra Branca: os sítios do interior e do entorno da unidade de conservação; as comunidades do PM, Calharis e Monte da Paz; os quilombos Cafundá Astrogilda e Camorim; Alto Camorim; Parque Curicica; Santa Maria; Boiúna; Estrada do Rio Grande e Jordão. As cirurgias irão ocorrer até o dia 17 de outubro.

 O serviço é realizado por uma equipe de veterinários na unidade móvel, que tem 12 metros quadrados e oferece todo o suporte necessário para as castrações.

 Sobre o Ambiente Animal - O Projeto Ambiente Animal foi concebido com a finalidade de minimizar os impactos causados por cães e gatos na fauna silvestre das unidades de conservação. Esses impactos estão frequentemente associados a condutas inadequadas e até mesmo ilegais dos seus tutores/donos. Dentre elas, a principal é o abandono. Estes animais, quando abandonados em áreas naturais e seu entorno, podem causar danos ao se alimentarem da fauna nativa, competir por alimento, além de disseminar doenças e parasitas.