Sala de leitura para internos do Degase

Internos do Degase terão bibliotecas - Foto: Divulgação

Cidades
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O Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc), e Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (Secec), inaugurou nesta quarta-feira (2), mais três espaços dedicados à leitura em unidades socioeducativas de internação da Ilha do Governador.

Com as inaugurações das salas de leitura do Centro de Socioeducação Professor Antonio Carlos Gomes da Costa (Cense PACGC), Escola João Luiz Alves (EJLA) e Centro de Socioeducação da Ilha do Governador (Cense Ilha), o Departamento dá continuidade ao projeto pioneiro “Salas de Leitura”, que agora atingirá o número de sete salas em funcionamento no Degase e irá atender a todas as unidades de internação e semiliberdade ao longo do ano.

As “Salas de Leitura” são ambientes educativos e de convivência que buscam revelar a importância da leitura aos socioeducandos e também foram abraçadas pelo programa #juntospelaleitura, da Secec.

De acordo com o secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes, o objetivo é inaugurar uma sala de leitura em cada uma das 23 unidades do Degase no Estado do Rio de Janeiro.

“Vamos implementar as salas de leitura em todas as unidades. A implantação desses espaços envolve diversos profissionais da Seeduc e do Degase, assim como gestores, diretores das unidades socioeducativas e escolares, equipe técnica, pedagogos, bibliotecárias, professores e socioeducadores. Eles serão os responsáveis por desenvolver atividades de estímulo à leitura como cine literário, oficinas de escrita, mediação de leitura, reforço escolar e biblioterapia”, explica o secretário.

As salas contam com televisão, almofadas, local com mesas e cadeiras, acervo diversificado, além de ambiente com jogos para interação dos adolescentes.

Segundo o diretor do Degase, Márcio de Almeida Rocha, a intenção é transformar a leitura e o livro como elementos de mudança na vida dos adolescentes.

“Nosso objetivo é promover, planejar, organizar ações que favoreçam aos adolescentes o acesso à leitura, que levem a esses adolescentes a reflexão e ao conhecimento para ressignificar suas histórias”, finaliza.