Outubro Rosa em Volta Redonda tem reforço no atendimento

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Outubro Rosa em Volta Redonda esse ano será diferente. Sem filas de espera para exames de mamografia e com todas as 46 unidades de saúde do município funcionando, em sistema de rodízio, com horário estendido até as 19 horas durante toda semana. Além disso, o Centro de Imagem Gecy Vieira, localizado no Estádio Raulino de Oliveira, irá funcionar aos sábados (das 7h30 às 17h30), durante todo mês. Em cada sábado serão disponibilizadas 60 mamografias, através de marcação das unidades de saúde, no Sistema de Regulação do Ministério da Saúde (Sisreg).

O prefeito Samuca Silva ressalta que os investimentos realizados na saúde refletem os resultados obtidos no município. "Prevenção ao câncer de mama em Volta Redonda é coisa séria o ano inteiro. Prova disso é a fila de espera para exames da mamografia que tinha mais de oito mil pacientes em 2017 e agora está praticamente zerada. O resultado é que o número de mortes causadas pelo câncer de mama caiu pela metade.", disse o prefeito.

Todas as Unidades de Saúde estão intensificando os esforços pela detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero. Com uma extensa programação, a prefeitura realizará ações em diversos bairros. E para chamar a atenção das mulheres, as unidades de saúde do município estão decoradas em rosa, com os funcionários vestidos da mesma cor para que toda mulher lembre-se da importância de se cuidar e prevenir a doença.

Dia D - O ponto alto do Outubro Rosa será no sábado, dia 19, quando acontecerá o Dia D. Nesta data, em todas as unidades de saúde, além da Policlínica da Mulher, serão disponibilizados coleta de preventivos (dentro da faixa etária de 25 a 64 anos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde), exame das mamas e solicitação de mamografia (dentro da faixa etária acima de 50 anos ou se necessário pelo exame físico). Os exames serão realizados das 8h às 17h, com atividades educativas, palestras de prevenção e promoção da saúde da mulher.

Vacinação contra sarampo será ampliada

A partir desta segunda-feira, Volta Redonda começa a intensificar a vacinação contra o sarampo. Doses da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) estarão disponíveis em todas as 46 unidades de saúde da Atenção Básica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A intensificação da aplicação da vacina, com o objetivo de interromper a circulação do vírus pelo país, será realizada em duas etapas para dois públicos-alvo distintos.

A primeira fase da intensificação, entre os dias 7 e 25 de outubro, com Dia D no próximo dia 19 (sábado), é voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos. E a segunda etapa vai de 18 a 30 de novembro, sendo o Dia D em 30 de novembro (sábado). Desta vez, a vacina estará disponível para o adulto jovem, na faixa etária de 20 a 29 anos.

A vacina contra o sarampo está disponível durante todo o ano nas unidades da Atenção Básica e deve ser ministrada aos 12 meses com reforço aos 15 meses. Entre os adultos, são indicadas duas doses até os 49 anos. Acima dos 49, o estado vacinal do paciente e o cenário de incidência no caso de viagem devem ser avaliados.