Importância do projeto na escola

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A lei de diretrizes e bases da educação brasileira n. 9394/96 regulamenta a incumbência da escola de educação básica e entre os diversos aspectos está a obrigatoriedade de se constituir o Projeto Político Pedagógico, que tem a ver com o caminho que as instituições desejam tomar e suas necessidades contextuais de mudança.

Independente da obrigação, o projeto é uma estratégia pedagógica de grande importância para a vida da instituição e sua cultura escolar, pois o mesmo, tem como passos, um olhar para o presente que corresponde a escuta do conselho escola comunidade, bem como uma atenção as dificuldades enfrentadas e as ações que podemos tomar afim de criar novos caminhos.

Trabalhar com projeto inclui melhorar a comunicação entre as pessoas e sobretudo olhar pra dentro. É uma construção cultural para os atores envolvidos e a oportunidade de se conhecer como instituição no exercício da democracia.

O projeto não é eterno, mas deve ser refeito sempre que seu objetivo tiver sido alcançado. Deve-se pesquisar dentro da comunidade escolar seu novo objetivo mediante a nova realidade institucional. Não se pode dizer que todo projeto tem uma duração específica de um ano, mas ao contrário, se fixa o tempo de acordo com a meta a ser alcançada e isso é particular de cada estabelecimento de ensino e o contexto que se refere.

Outra questão importante de se pensar é que o projeto deve ser pensado e redigido pela escola como um todo, portanto não se deve contratar uma assessoria externa para esse feito, visto que não vivencia diariamente essa realidade em questão. O projeto deve ser gerado por muitas mãos, por aqueles que acompanham o cotidiano institucional.

É uma construção coletiva aonde cada um tem voz, seja este: funcionário, professor, aluno, responsável ou comunidade.

Trabalhar com projeto consiste em ensinar a ter visão macro e micro, planejando as etapas e administrando contingências. Exercício que incentiva e capacita o aluno a aplicá-lo na sua vida e isso está ligado em última análise à formação do ser humano.

 

Vagas EAD superam presenciais

Pela primeira vez, o número de vagas na modalidade a distância superou as presenciais. Em 2018, foram 7.170.567 vagas por EAD, contra 6.358.534 presenciais. Por outro lado, apesar da maior oferta de vagas, a matrícula nos presenciais ainda lidera, com 6,4 milhões de alunos matriculados — número três vezes maior que as matrículas em EAD. 

Os dados são do Censo da Educação Superior, divulgado pelo Ministério da Educação  (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em uma coletiva de imprensa no último dia 19.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que o crescimento é uma tendência.

A oferta de mestrado online foi liberada em alguns cursos, bastando as instituições de educação superior cumprirem os requisitos necessários para ser implementada.

Autorização do curso - O fato de a instituição de educação superior existir não significa que a mesma tem autorização para ministrar todos os cursos online, daí é importante saber se o curso é autorizado.

Há cursos que são ministrados por órgãos legitimados, como os conselhos regionais, em convênio com instituições de educação superior.

Vale lembrar que não precisam estar nas dependências das instituições educacionais.

Surdez na adolescência

O grupo de estudos sobre "Adolescência e Surdez" promove no próximo dia 26 (sábado) uma roda de conversa com Ana Catarina Furtado Tobelem, participante da campanha "Surdos que Ouvem".

Coordenação é de Lucia Fontes Pessôa da PUC-Rio.

Na sala 654 L, Edifício Cardeal Leme, PUC-Rio, Gávea. Evento gratuito. Sujeito a lotação.

Mestrado profissional

Vão até terça (8) as inscrições para a quinta turma do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (MPPEB) do Colégio Pedro II. A prova escrita (de caráter classificatório e eliminatório) será realizada no dia 31 de outubro.

Os aprovados seguem para a etapa de entrevistas, entre os dias 9 e 19 de outubro. Inscrições pelo site: www.cp2.g12.br.