Animais recebem bênçãos no dia de São Francisco de Assis

Animais receberam bênçãos ao longo do dia em Icaraí, Zona Sul da cidade - Foto: Lucas Benevides

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

São Francisco de Assis, padroeiro dos animais, foi celebrado com missas em todo o Brasil ontem, data que homenageia o santo. Por conta do dia, diversas igrejas e capelas do Rio promoveram bênçãos aos bichinhos ao longo do dia. No Vaticano, o Papa Francisco também celebrou o santo.

Em Niterói, a bênção dos animais atraiu centenas de fieis ao longo de todo o dia à Paróquia Porciúncula de Sant'Ana, em Icaraí. Além das missas e bênçãos especiais, a paróquia preparou uma exposição de imagens de São Francisco, com peças de vários lugares do Brasil e do mundo dispostas a partir de doações.

Frei Sergio Pagan, que já celebra a bênção dos animais há muitos anos em diferentes igrejas, ressalta que São Francisco de Assis está presente em campos, parques e até zoológicos por também ser patrona da natureza.

"São Francisco não é um santo exclusivo dos católicos, é muito querido e amado por todos, no mundo inteiro. A celebração dele quer unir as pessoas, não separá-las. Sua oração prega ser instrumento da paz, do amor, da união, do perdão, misericórdia e luz. Passou a ser um santo universal", afirmou.

A aposentada Maria Angelina de Mesquita, de 71 anos, mora em Niterói há três anos com o marido. Todo ano o casal leva seu cachorrinho Simon para ser benzido, porém, neste ano, a sensação da bênção aos animais foi o jabuti que o casal também levou.

"Trazemos o Simon, que é famoso no bairro, pela nossa devoção a São Francisco de Assis. Sentimos muita emoção de estar aqui e também levamos água para a casa, principalmente, para as plantinhas", contou.

Uma homenagem ao santo foi a inauguração da Capela de São Francisco de Assis, no Campo de Golfe Olímpico, na Barra da Tijuca. O novo tempo foi realizado após uma promessa do presidente do campo, Carlos Favoreto.