Niterói e Itaboraí montam ações para o Dia D

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em Niterói, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) estará participando da ação. O Dia D será realizado no sábado, dia 19, das 8h às 17h, com a mobilização de 550 profissionais de saúde em 54 salas de vacina.

Durante a semana, todas as Policlínicas Regionais, Unidades Básicas de Saúde e Módulos do Programa Médico de Família estarão vacinando, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

"É importante que os pais levem a caderneta de vacinação de seus filhos para possibilitar a avaliação da situação vacinal, sendo a vacina a única maneira de proteger os menores do sarampo", destaca a secretária de Saúde Maria Célia Vasconcellos.

Já em Itaboraí, vale ressaltar que no primeiro Dia D, em 19 de outubro, as unidades de saúde funcionarão de 8h às 12h, exceto o Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, no Centro; a Policlínica de Especialidade Médicas Vereador José de Oliveira Filoco, em Manilha, e as unidades de Saúde de Itambi, Porto das Caixas; Visconde; Agrobrasil; Cabuçu e Pacheco, que funcionarão das 8h às 17h.

No segundo Dia D, em 30 de novembro, todas às Unidades de Saúde funcionarão das 8h às 17h. Por se tratar de uma campanha seletiva e de intensificação, é necessário o comparecimento às unidades de Saúde portando o cartão de vacinação.

O secretário municipal de Saúde Júlio César Ambrósio destacou que a vacinação é a estratégia mais importante para evitar surtos da doenças, e que as vacinas estão disponíveis gratuitamente em todas as USFs do município.

"Vale ressaltar que a campanha é seletiva, para crianças e adultos jovens não vacinados e dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde", disse o gestor da pasta, destacando que a meta do município é vacinar 95% de cobertura.