Procon dá dicas para o Dia das Crianças

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com a proximidade do Dia das Crianças, o Procon Estadual do Rio de Janeiro, vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento, dá algumas dicas para os pais e responsáveis sobre cuidados que devem ser tomados quando forem comprar algo que costuma estar entre os maiores desejos delas: brinquedos.

A primeira coisa que deve ser procurada no brinquedo que se quer comprar é se ele tem o selo de certificação do Inmetro. Este selo é a garantia de que aquele produto foi avaliado e apresenta as condições mínimas de segurança para o seu uso. O selo deve estar presente mesmo nos produtos importados.

Outro fator muito importante é a faixa etária para a qual aquele brinquedo é indicado pelo fabricante. Brinquedos recomendados para crianças mais velhas, por exemplo, podem conter peças pequenas que se soltam e podem ser perigosas para crianças mais novas. Outro caso é o de alguns brinquedos para crianças mais velhas que podem ter elementos tóxicos em suas composições, como massa de modelar e slime, e por isso não devem ser levados à boca - um ato absolutamente natural em crianças muito novas.