Rio: quase 35 mil vagas de trabalho temporário

Mais de 2 mil vagas de emprego em Feira Virtual do Senac - Foto: Divulgação/Agência Brasil

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O estado do Rio deve gerar quase 35 mil vagas de trabalho temporário neste fim de ano. A previsão é da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), que também comemora o crescimento, em escala nacional, de 13,86% entre setembro e dezembro de 2019 em comparação ao mesmo período do ano passado. A instituição aponta que neste período poderão ser disponibilizadas mais de 570 mil vagas na indústria, comércio e serviços.

De acordo com a Asserttem, entre os 10 estados brasileiros com maior participação na geração de vagas de trabalho temporário, o Rio ocupa a 3ª colocação e poderá gerar 34.688 vagas formais através do trabalho temporário nesses últimos meses do ano. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o estado gerou 30.484 vagas temporários.

O levantamento aponta que, em comparação com 2018, os meses de outubro, em razão do Dia das Crianças, terá crescimento de 19,84%, e dezembro, devido às festas de final de ano, acréscimo de 21,82%. Esses meses deverão gerar o maior volume de vagas.

"Além da sazonalidade, como Dia das Crianças e Natal, que naturalmente puxam o índice para cima, há outros dois pontos que contribuem para o crescimento do trabalho formal, através da lei do trabalho temporário. O primeiro é que, considerando que os quadros efetivos das empresas ainda estão extremamente enxutos, a expectativa é positiva justamente para repor parte do quadro da força de trabalho, que foi reduzido ao longo dos últimos anos. Até porque, a modalidade do Trabalho Temporário, além de ser uma modalidade flexível, é uma opção formal de contratação e que garante segurança econômica e jurídica tanto para os trabalhadores quanto para as empresas contratantes. O segundo ponto é que as empresas que antes não utilizavam essa modalidade de contratação passaram a conhecê-la melhor e a utilizá-la, tanto para substituição transitória quanto para demanda complementar de serviços", afirma Michelle Karine, presidente da Asserttem.

Ela destaca a importância da contratação de trabalho temporário e de sua contribuição para a organização das empresas, que estão conhecendo melhor as especificações e as características da legislação sobre o assunto e sua recente atualização em março de 2017.

"O cenário está em constante transformação e as empresas estão se adaptando, se reinventando, se reestruturando e buscando formas e alternativas formais de contratar trabalhadores, nas mais variadas qualificações profissionais, preservando os direitos, mas com oxigênio suficiente para acompanhar a oscilação da economia", afirma Michelle.

O candidato que conseguir a vaga de emprego deve ficar atento, pois ele tem os mesmos direitos e benefícios que um funcionário contratado pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho, como auxílio-alimentação, serviço de saúde, mesma jornada de trabalho e salário. E no contrato do trabalho, deve constar o motivo específico para a contratação temporária.

O prazo máximo de duração do contrato temporário é de 180 dias, prorrogáveis por mais 90. Após o término do prazo, o contrato temporário é automaticamente encerrado, mas nada impede que a empresa tomadora contrate diretamente o empregado em definitivo. Neste caso, não há período de experiência.

Oportunidades - A Lojas Americanas, rede varejista com mais de 1.500 unidades em todo o Brasil, já se prepara para os eventos de fim de ano e abre, somente no estado do Rio, 600 vagas de emprego temporário. As oportunidades, que não exigem experiência, são para o cargo de auxiliar de loja em unidades da rede localizadas no Rio e Grande Rio.

Para concorrer, é preciso ter a partir de 18 anos, ensino médio completo e disponibilidade de horário. Na seleção, a companhia valoriza a identificação do candidato com o varejo, além de dinamismo e facilidade de comunicação. O processo seletivo é composto de entrevista pessoal, provas de Matemática e Língua Portuguesa. A Lojas Americanas oferece aos temporários salário compatível com o mercado e benefícios como vale-transporte e vale-refeição, além de possibilidade de efetivação e crescimento profissional para aqueles que se destacarem.

Os interessados devem comparecer na Rua do Passeio, 56, na Cinelândia, de segunda a sexta, das 8h30min às 15h, levando carteira de trabalho, RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, declaração escolar, certificado de reservista e caneta para as provas. As inscrições vão até o dia 31 de outubro.

A Cacau Show, uma das maiores redes de chocolates finos do país, está com vagas temporárias abertas em lojas franqueadas. A empresa pede que o candidato vá até a unidade desejada com currículo impresso. As oportunidades são para maiores de 18 anos com ensino médio completo e experiência com vendas.

O Outlet Premium, em Duque de Caxias, está com 80 vagas temporárias disponíveis em diferentes lojas e na praça de alimentação. Todas pedem que os currículos sejam levados pessoalmente. O shopping fica na Rodovia Washington Luíz, KM 109, Duque de Caxias, no Rio. O horário de funcionamento é das 9h às 21h, todos os dias.

O Plaza Shopping Niterói informou que irá divulgar as vagas temporárias após a primeira quinzena do mês de outubro.