Niterói apresenta experiências na FNP

Prefeito Rodrigo Neves durante a Frente Nacional de Prefeitos, na Bahia - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, fez um balanço da participação da cidade na 76ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizada em Salvador, na Bahia. Durante o evento, que começou na última segunda-feira (7), Neves e os secretários municipais de Fazenda, Giovanna Victer, e de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, participaram de discussões sobre pacto federativo e descentralização de recursos, desafios de mobilidade urbana, reformas da Previdência e Tributária e desenvolvimento sustentável.

"Ao longo desses dias, nós debatemos questões que vão impactar o planejamento da gestão das cidades nos próximos anos, questões muito importantes que afetam a vida dos cidadãos e, por isso, a nossa presença relatando a experiência de Niterói e, ao mesmo tempo, criando novas parcerias, novas possibilidades é tão importante", disse o prefeito.

Neves enfatizou que mais de 53% dos orçamentos municipais são dedicados às áreas sociais e ressaltou a importância de assegurar que os municípios possam ter recursos para realizar investimentos para melhorar a vida dos cidadãos.

"Nós não podemos permitir que os municípios percam recursos, até porque hoje os municípios são os maiores responsáveis pelos programas nas áreas de educação, saúde e assistência social", ressaltou.

O prefeito citou, ainda, a divulgação do Anuário Multicidades, ranking de investimento das cidades brasileiras, que aconteceu durante o evento, e apontou Niterói como uma das 15 que mais investem na qualidade de vida dos seus cidadãos, com a maior proporção de investimento do orçamento público municipal.

"Isso é resultado do planejamento, do orçamento, de uma gestão fiscal responsável, que nos permitiram fazer mais investimentos em educação, saúde, mobilidade e no apoio à segurança pública. São essas áreas que mexem com o nosso dia a dia e podem tornar a nossa vida melhor", pontuou o prefeito.