Obras no Canto de Itaipu começam esta semana

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Canto da Praia de Itaipu, na Região Oceânica, um dos locais mais visitados de Niterói, passará por uma repaginação urbanística no acesso à praia, com reordenamento do estacionamento e adequação de acessibilidade. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, visitou a área, neste sábado (12), e deu ordem de início para o projeto, que será desenvolvido pela Emusa em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento e Modernização da Gestão (Seplag) e a Cooperação Andina de Fomento (CAF). O investimento será de R$ 2 milhões. As obras terão inicio esta semana, e a previsão é que sejam concluídas em cinco meses.

O projeto contempla uma área de 6.186 m² com a implantação de praça de eventos em frente ao Museu Arqueológico de Itaipu, espaços de estar, deque e rampa de acessibilidade, passeio público e edifícios de apoio à atividade pesqueira com centro de beneficiamento. O empreendimento tem como objetivo aumentar ainda mais o potencial turístico da região e promover a restauração paisagística do local.

"Quando fizemos o planejamento para o túnel, pensamos num conjunto de obras e estamos investindo neste projeto que criamos, o Pro-Sustentavel, que engloba infraestrutura, pavimentação e uma série de outras obras em vários bairros", disse o prefeito. "Com isso, o Canto de Itaipu vai ser muito mais visitado. Vamos manter as características ambientais, evidenciando a natureza e identificando potencialidades produtivas, propondo práticas e estratégias para o desenvolvimento sustentável, que permitam integrar o Canto de Itaipu ao resto da cidade. Todos sairão ganhando com esta obra. Teremos incentivo ao turismo e à pesca artesanal".

O secretário de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão Axel Grael observou que, com esta iniciativa, será possível construir salas de reunião, de administração e depósito de pescado, o que vai incentivar e ajudar os habitantes que vivem da pesca artesanal da região.

O projeto privilegia a inclusão social e, para isso, serão construídas passagens com acessibilidade ao banho de mar para as pessoas com dificuldades de locomoção, principalmente cadeirantes.

Para o novo projeto de paisagismo do Canto de Itaipu, a meta é preservar o maior número de espécies arbóreas existentes, privilegiando as espécies do ecossistema da Mata Atlântica e de restinga e condições saudáveis.