Operação Verão começa neste sábado nas praias de Niterói

Praia garantida: termômetro pode subir para 39 graus, neste domingo, em Niterói - Foto: Douglas Macedo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói inicia, neste sábado (19), a Operação Verão em 12 praias da cidade. A ação de ordenamento acontecerá em todos os fins de semana e feriados até 8 de março. Para denúncias e urgências, os frequentadores das praias poderão ligar para o número 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). A Operação Verão contará com 56 agentes da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), com o apoio de 21 viaturas.

"Estamos recomendando que as pessoas utilizem o transporte público, que é seguro e confortável, com ar-condicionado. Essa atitude visa minimizar alguns transtornos. Não iremos tolerar veículos nas faixas seletivas do BHLS. Precisamos manter o ordenamento para a tranquilidade dos moradores e turistas que frequentam a cidade", declarou coronel Paulo Henrique de Moraes, secretário municipal de Ordem Pública, coordenador da ação.

Guardas-municipais, agentes operacionais e da Fiscalização de Postura estarão nas praias. Eles vão promover o ordenamento nas faixas de areia, calçadão, ruas e praças próximas aos locais frequentados pelos banhistas. Os agentes também fiscalizarão os quiosques. Flanelinhas serão conduzidos à delegacia mais próxima por exercício de atividade ilegal.

Agentes da NitTrans vão orientar o fluxo de veículos nos acessos às praias da Região Oceânica e de Jurujuba. Durante a operação, haverá alteração do ponto final dos ônibus em Itaipu e Piratininga, da implantação de faixas móveis nos horários de maior fluxo nas rotatórias de acesso a Piratininga e Camboinhas.

A operação contará com 30 agentes de trânsito atuando em três turnos. A equipe da NitTrans atuará em conjunto com a Guarda fiscalizando as vias próximas às praias para coibir o estacionamento irregular em fila dupla e nos acessos a garagens. Serão disponibilizadas cinco motocicletas e cinco reboques.

A fiscalização de trânsito será reforçada ao longo da pista do BHLS na TransOceânica. É sujeito a multa o tráfego de veículos de passeio nas faixas exclusivas para ônibus sem a autorização necessária dos agentes e operadores de trânsito.

Camboinhas e Piratininga - Serão implantadas faixas móveis na rotatória em frente ao shopping Itaipu Multicenter e na rotatória da entrada de Camboinhas, priorizando o fluxo de veículos durante a chegada à praia, das 9h às 14h, e durante a saída, das 16h às 22h, em todos os dias de operação.

A temporização do sistema semafórico será ajustada pela manhã e no fim da tarde em 'Onda Verde' - que abre os sinais progressivamente - desde Camboinhas, passando pelo DPO de Piratininga até o shopping Itaipu Multicenter. O ponto final dos ônibus na Prainha de Piratininga será alterado para a Rua General Cristóvão Barcelos.

Itaipu - Dois agentes de trânsito atuarão na rotatória da Estrada Francisco da Cruz Nunes com a Av. Central Ewerton Xavier das 9h às 14h e das 16h às 22h. Em Itaipu, o ponto final dos ônibus da empresa Amparo será transferido para a Francisco da Cruz Nunes e o ponto final dos ônibus da empresa Pendotiba será deslocado para a Rua São Vicente Pallotti, que terá o estacionamento de veículos proibido nos dois lados.

Uma nova área de estacionamento será criada no trecho entre a Praça do Viçoso Jardim e a Rua Max Albin.

Itacoatiara - Agentes da NitTrans atuarão em apoio à Guarda no bairro para coibir o estacionamento irregular e remover veículos estacionados em fila dupla ou nos acessos a garagens.

Jurujuba - Será proibido o estacionamento na esquina da Av. Carlos Ermelindo Marins com Estrada Eurico Gaspar Dutra, para garantir a manobra dos ônibus e carros. O trânsito será interditado na Estrada Eurico Gaspar Dutra a partir da Travessa São Jerônimo. Agentes da NitTrans vão coibir o estacionamento irregular. A NitTrans reforçará a orientação de trânsito no cruzamento das avenidas Presidente Roosevelt e Quintino Bocaiuva.

Limpeza das praias - A Clin atuará com 120 funcionários em tendas montadas nas seis praias mais movimentadas da cidade: Icaraí, Charitas, Piratininga, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara. A empresa vai oferecer sacolas plásticas e instalar contêineres ao longo da areia das praias.