Recursos para consórcio de segurança da Baixada

Governador se reuniu com representantes dos 13 municípios integrantes do Consórcio de Segurança da Baixada - Foto: Maga Jr/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Governo do Estado anunciou, nesta segunda-feira (21), o investimento de R$ 15 milhões no Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública da Baixada Fluminense (Cisbaf). Composto por 13 municípios da região, além da cidade de Mangaratiba, o grupo é responsável pela construção do primeiro Centro Integrado de Comando e Controle (CICC-BF) fora da capital. Os recursos são oriundos do Fundo Especial da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O governador Wilson Witzel destacou a importância da Baixada Fluminense ter um sistema integrado voltado exclusivamente à segurança pública.

"Sabemos o desafio que é reduzir os índices de criminalidade na região da Baixada Fluminense. Por isso, um Centro Integrado de Comando e Controle servirá para ampliar a capacidade das polícias Militar e Civil, que poderão utilizar, entre outras ferramentas, o sistema de reconhecido facial, que tem mostrado resultados efetivos na capital", afirmou o governador.

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC-BF) será construído na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, no bairro Jardim 25 de Agosto, em Duque de Caxias. Recursos tecnológicos para gestão efetiva e integrada da segurança pública serão utilizados no prédio, nos mesmos moldes do CICC da capital, na Cidade Nova, o que permitirá a conectividade entre os órgãos (além das polícias, Corpo de Bombeiros, SAMU e Guardas Municipais, entre outros).

O consórcio contará ainda com sistemas de inteligência, cinturão eletrônico, monitoramento por vídeo para regiões urbanas, redes de comunicação e usará softwares inteligentes de reconhecimento facial, placas e notas fiscais.

"O Centro Integrado de Comando e Controle é intermunicipal, haverá uma infraestrutura para cercar todas as rodovias, entre elas a BR-101, a Rio-Santos, a Dutra e o Arco Metropolitano. A ideia é realizar o monitoramento da região com equipamentos modernos e uma infraestrutura que permitirá a fiscalização de caminhões de cargas que possam estar transportando armas ou drogas", explicou o presidente do Cisbaf e prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis.

O Cisbaf tem o objetivo de conjugar esforços entre os municípios, com uma gestão associada de um sistema de segurança pública único entre as cidades, mediante a implementação de políticas públicas que visem à redução dos níveis de violência urbana.

De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), os homicídios dolosos na Baixada Fluminense tiveram uma queda de 22,3% de janeiro a agosto deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2019, o latrocínio (roubo seguido de morte) teve uma redução de 16%, enquanto o roubo de veículos caiu 15,7%. Já o roubo a transeunte teve uma diminuição de 7%.

O município de Nova Iguaçu foi o primeiro da Baixada Fluminense a receber o programa Segurança Presente. A base da operação fica na Praça Rui Barbosa, no Centro, e conta com 96 agentes fixos, entre policiais militares e agentes civis egressos das Forças Armadas, além de três assistentes sociais. Duque de Caxias será a segunda cidade a receber o Segurança Presente, a ser lançado em novembro.