Após explosão, São Gonçalo fiscaliza postos de combustíveis

Equipes da Subsecretaria de Posturas realizaram a fiscalização em cinco postos de São Gonçalo - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com o objetivo de orientar sobre a legislação vigente e prevenir acidentes, nesta terça-feira (22), a Subsecretaria Municipal de Fiscalização de Posturas de São Gonçalo realizou uma ação fiscalizatória em cinco postos de combustíveis no município, nos bairros Colubandê, Estrela do Norte e São Miguel. A operação faz parte do trabalho contínuo e efetivo da equipe em trazer a importância da prevenção, além de conscientizar a população. Ambos os postos estavam regularizados com a lei. No último sábado, um veículo explodiu enquanto abastecia o cilindro de GNV no Colubandê, deixando duas pessoas feridas.

Desde o início do ano, principalmente nos meses de fevereiro e março, a Subsecretaria de Fiscalização de Posturas visitou todos os postos de combustíveis do município de São Gonçalo, onde fiscalizaram e orientaram sobre a legislação municipal. Dentre os quesitos que devem ser cumpridos estão: o alvará de licenciamento; a publicidade; a questão da cobrança e instalação do calibrador, pois o mesmo não pode ser cobrado; e a verificação da sinalização do posto, inclusive da orientação do motorista ficar fora do veículo no abastecimento com o GNV.

O foco da ação foi o artigo 3º presente na Lei Nº844/2018, onde afirma que é proibida o abastecimento de gás natural veicular (GNV) sem que haja no para-brisa do veículo o selo de validade do cilindro fornecido no reteste ou na inspeção inicial. Entretanto, foram verificados os outros quesitos em relação à sinalização do posto que orienta os motoristas dos carros a se retirarem do veículo no momento de abastecimento com gás natural.

O subsecretário municipal de Fiscalização de Posturas, Everson Fernandes, explica a importância desse trabalho nos postos e quais os aspectos fundamentais para a prevenção de acidentes graves e/ou fatais. “Nós da Posturas estamos realizado um trabalho de fiscalização em todos os postos de combustíveis no município de São Gonçalo. Após o acidente ocorrido no final de semana, estamos aumentando as fiscalizações nos postos. Valendo ressaltar que o posto em questão foi orientado quanto as normais previstas na legislação, inclusive da utilização da colocação de GNV em carros, o que inclusive preveniu um acidente mais fatal do motorista por ele ter se retirado do veículo durante o abastecimento. Nosso objetivo foi mostrar a importância dos frentistas em verificarem se o carro tem o selo no para-brisa, pois é melhor perder um minuto do seu tempo do que perder a vida”, informa.

Alexandre César, de 38 anos, estava no local abastecendo seu carro e falou da sua experiência como motorista e como é importante enfatizar essa lei sobre o GNV. “Eu acho que é muito necessária essa fiscalização e o cumprimento da lei, porque evita acidentes mais graves, como aconteceu nesses dias. Abastecer um carro e ficar dentro dele é muito perigoso, mesmo quando não existia essa lei, eu já não deixava ninguém que estava comigo, meus filhos ou minha esposa, dentro do carro. É válido fiscalizarem constantemente os postos e conscientizar a população, porque depois pode ser tarde demais”, conta.