Niterói realiza caminhada pela luta contra o câncer de mama

Caminhada percorrerá a orla de Icaraí - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O coletivo Outubro Rosa Niterói realiza, neste domingo (27), a tradicional caminhada pela vida, a partir das 9h, na praia de Icaraí, na Zona Sul de Niterói. A caminhada, que visa destacar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama para possibilitar o início do tratamento o mais cedo possível, contará com a participação de pacientes que lutam contra a doença e irá percorrer toda orla. Na concentração, em frente ao Clube de Regastas, aula de alongamento e ginástica do Projeto Gugu estão programadas.

Segundo o coordenador da campanha, o fisioterapeuta oncológico Paulo Gonçalves, a adesão dos moradores de Niterói é essencial para chamar atenção para uma doença que mata centenas de mulheres no mundo: o câncer de mama. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), ao ano 60 mil casos da doença são descobertos no Brasil.

"Este ano realizamos diversos eventos durante o mês, mostrando a força e garra das mulheres que passam pelo tratamento desta doença que atinge milhares de mulheres. Essa é uma caminhada pela vida, para as pessoas que venceram a doença comemorarem e para as outras realizarem o autoexame da mama como prevenção. Quanto mais cedo descobrir a doença, maior a chance de cura. Queremos uma onda rosa na orla de nossa cidade para conscientizar as pessoas da importância do autoexame", explica.

A campanha Outubro Rosa Niterói começou em 2012, quando empresária Silvia Kalil, que morreu em 2015, descobriu o seu câncer de mama e, junto com o seu fisioterapeuta oncológico Paulo Gonçalves, decidiu iniciar esse movimento na cidade de Niterói. A caminhada tem o apoio da Fundação Laço Rosa e Niterói Mais Humana.