Niterói e São Gonçalo vão ficar sem abastecimento de água por 24h

Cedae - Foto: Divulgação/Cedae

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Moradores de Niterói, São Gonçalo e mais três municípios do Rio, vão ficar sem abastecimento de água durante 24h, a partir desta quinta-feira (31). A medida é por conta da manutenção preventiva anual no Sistema Imunana-Laranjal, que será realizada pela Cedae.

A intervenção é parte do planejamento operacional da companhia, visando preparar o sistema para o verão, período do ano em que há maior consumo de água. Para realizar o serviço, que será iniciado às 6h e deve ser concluído até às 6h  de sexta-feira (1º/11), será necessário interromper a produção de água por 24 horas. Moradores de Magé, São Gonçalo, Niterói, Ilha de Paquetá, parte de Maricá, Porto das Caixas e Manilha, em Itaboraí, devem economizar água, adiando tarefas que não sejam urgentes.

Durante a paralisação, técnicos da companhia farão vistoria minuciosa nos sistemas elétricos, reservatórios e canais de água filtrada da estação de tratamento e nas adutoras e elevatórias que compõem o sistema. A companhia montou esquema especial para atender serviços essenciais, como hospitais, com carros-pipa durante a manutenção.

O sistema entrará em operação imediatamente após a conclusão dos serviços, mas o abastecimento em alguns pontos pode levar até 72 horas para normalizar. Imóveis que disponham de sistema interno de reserva (cisterna e/ou caixa d'água) não deverão ter problemas de abastecimento.