Estudante condenado por matar colega é preso após 17 anos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Luciano Teles de Oliveira, de 45 anos, foi preso no Amazonas, na noite de terça (29). Ele estava foragido por homicídio, cometido há 17 anos em Niterói. A sentença transitou em julgado no Rio em 2018, pela morte do universitário Henrique Freitas Bezerra, de 20 anos. A pena foi estipulada em 16 anos e três meses em regime fechado. O acusado foi encontrado em um clube no bairro de Adrianópolis, no centro-sul de Manaus, onde trabalhava como professor de natação. Ele foi conduzido ao Rio de Janeiro nesta sexta (1º) em voo comercial por policiais da DH Capital.

O crime ocorreu em 11 de março de 2002. Luciano e Henrique eram amigos e estudavam Educação Física na mesma universidade. Ambos desapareceram após a vítima aceitar carona de Luciano na saída da faculdade, em Várzea das Moças. Henrique foi encontrado morto, dias depois, com marca de tiro na nuca, em um matagal no bairro Engenho do Mato.

Na época, o acusado trabalhava como guarda-vidas. O irmão mais velho de Henrique, Guilherme, suspeitava de Luciano e contou que ele havia espalhado que iria "pegar" quem escreveu "veado" no capô de seu carro, o que para a polícia foi a motivação do crime.

Cinco dias depois Luciano foi preso temporariamente por 30 dias, apontado como o principal suspeito do crime. O corpo de Henrique foi encontrado jogado num precipício e, a poucos metros, os policiais acharam uma pequena bolsa com a carteira funcional do guarda-vidas, cartões de crédito e uma foto dele com sua mulher. A Polícia Civil descartou a hipótese de latrocínio ao perceber que Henrique ainda usava um relógio e um cordão de ouro.