Passageiros estão reféns do medo no trajeto Rio-Niterói

Linha 1703 é assaltada constantemente. Imagens dos crimes já estão com a polícia - Foto: Marcelo Feitosa

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma onda de assaltos está causando pânico entre passageiros da linha 1703 (Vila Isabel - Santa Rosa) da Viação Garcia. Somente na última semana, três ocorrências foram registradas. Em um mês, foram cinco situações de roubos a coletivos desta linha. Um dos casos ocorreu na última quinta (31), por volta de 18h40. Três criminosos armados abordaram os passageiros que seguiam da capital carioca para Niterói. A maioria das vítimas é estudante e estava indo para casa.

Os bandidos fizeram a abordagem na altura da Praça da Bandeira, no Rio, após embarcarem em São Cristóvão, e ordenaram que o motorista apagasse as luzes para que pessoas do lado de fora não vissem a movimentação. A dupla recolheu os pertences dos passageiros e o dinheiro do caixa, descendo em seguida.

Uma mulher relatou que era a quinta vez que foi vítima de assalto na linha. Um estudante contou que os bandidos gritaram: "se esconder o celular vai levar tiro". O caso foi registrado na 18ª DP (Praça da Bandeira).

Na última segunda (28), quatro criminosos roubaram passageiros e o dinheiro do caixa do coletivo que seguia para Niterói, por volta de 6h30. A abordagem aconteceu no viaduto que dá acesso à Ponte Rio-Niterói. Os assaltantes chegaram a levar até a escova de dentes de uma mulher. O motorista já havia sido roubado outras duas vezes.

O Grupo Santo Antônio, proprietário da Viação Garcia, afirmou que câmeras de segurança dos ônibus gravaram os assaltos e as imagens foram entregues à polícia. "Estamos através de nosso sindicato, SETRERJ, formalizando uma reclamação junto a Secretaria de Segurança Pública; para que tome as providências necessárias a evitar este tipo de ocorrência que tanto afeta não somente a população de uma maneira geral, bem como as empresas de ônibus". O Setrerj não se pronunciou.

A PM informou que o comando do 6º BPM (Tijuca) emprega equipes com base nas análises das manchas criminais locais e nas informações colhidas pelos setores de Inteligência. PMs patrulham em viaturas, motocicletas e a pé visando coibir ações de criminosos na região.