Fim da falta de água no Rio do Ouro

Cedae inicia obras em São Gonçalo - Foto: Lucas Benevides

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Moradores da Estrada do Arrastão, no bairro Rio do Ouro, em São Gonçalo, vão deixar de sofrer com a falta de água potável em suas casas. Equipes da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) começaram ontem uma obra que vai alcançar mais de 5 km de assentamento da rede de abastecimento de água potável em toda a extensão da via e nas ruas transversais.

A obra, que vai beneficiar mais de 3 mil pessoas, faz parte dos planos desenvolvidos pelo assessor de projetos da Cedae, Dejorge Patrício, com a aprovação do governador do estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. O investimento é de quase R$ 1 milhão. A previsão é que a obra seja concluída em três meses.

"Os moradores da Estrada do Arrastão sofrem muito com a precariedade de água. Ficam totalmente dependentes de água de poço. Não podemos aceitar essa situação em pleno século XXI, o morador não merece. Agora estamos começando essa obra que vai beneficiar muitas pessoas. Tudo isso graças ao aval e apoio do governador Wilson Witzel. Garanti a ele que conhecia os maiores problemas da cidade e o governador confiou no nosso trabalho", afirmou Dejorge Patrício.

A obra é um sonho antigo dos moradores da localidade, que há anos sofrem com a precariedade do fornecimento de água. O obra deve terminar em até três meses.

"Esperávamos há anos por essa obra. O Dejorge veio até o nosso bairro, ouviu as nossas necessidades, realizou um projeto junto comigo e nos atendeu prontamente. Ele veio três meses atrás e nos garantiu que a obra começaria em novembro. E, a partir de agora, o morador vai ter uma das necessidades básicas do ser humano, que é o acesso à água potável, diretamente em sua casa. Todo morador esperava por esse momento", disse José Luiz Fernandes, presidente da associação de moradores.

Em pouco mais de sete meses na função de assessor de projetos da Cedae, Dejorge Patrício vem desenvolvendo ações de curto, médio e longo prazo com o objetivos de suprir as necessidades da população gonçalense.

No início do mês passado, moradores da Rua Doutor Olavo Lamego, no Pita, foram beneficiados com uma obra de extensão da rede de água potável. De acordo com Dejorge, os moradores sofriam com a falta d'água há mais de 25 anos. O projeto vai beneficiar mais de 300 imóveis do bairro.

E, na última semana, três carros combinados, os chamados caminhões vac all, que servem para desentupir os esgotos da cidade, começaram a circular pela cidade. Os veículos já atendem os pedidos emergenciais da população. Antes da medida, havia somente um caminhão desse tipo em São Gonçalo emprestado pelo governo do estado.

Ao todo, os 16 projetos pensados por Dejorge Patrício estão orçados em R$ 40 milhões.