Prefeitura do Rio volta a retirar as cancelas da Linha Amarela

Prefeitura do Rio liberou o pedágio da Linha Amarela pela segunda vez em dez dias. Motoristas que utilizam a via diariamente aprovaram a medida - Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio de Janeiro

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A prefeitura do Rio de Janeiro voltou a retirar as cancelas de pedágio da Linha Amarela, uma das principais vias de ligação entre as zonas Norte e Oeste da cidade. Cerca de dez equipes de servidores da prefeitura realizaram o trabalho de retirada na noite da última terça-feira (5). Com isso, motoristas que passavam pelos dois sentidos da via na manhã desta quarta-feira (6), estavam livres da cobrança. Essa é a segunda vez em dez dias que a prefeitura libera o pedágio da Linha Amarela.

Medida ocorreu após o prefeito Marcelo Crivella sancionar a lei da encampação da Linha Amarela, após o projeto ser aprovado, em segunda discussão, na Câmara de Vereadores do Rio. O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial na terça-feira.

O decreto publicado por Crivella também amortiza a indenização à concessionária, "em razão dos prejuízos apurados pelo Poder Executivo, pelo Tribunal de Contas do Município e reconhecidos em investigação conduzida pela Câmara de Vereadores, sem prejuízo da apuração de eventual saldo remanescente a ser devolvido aos cofres públicos".

Com isso, a administração da via, de 17 kms, ligando a Barra da Tijuca ao Centro da cidade e ao Aeroporto Internacional do Galeão, passa para a Prefeitura do Rio. A publicação também estabelece que, como medida preventiva a eventuais impugnações, a Prefeitura do Rio poderá instituir caução para prevenir a necessidade de indenização em favor da concessionária.