Competições de mountain bike e trail running animam final de semana no Parque da Cidade

O Downhill é uma forma do ciclismo que consiste em descer o mais rapidamente possível - Foto: Luciana Carneiro / Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Parque da Cidade, um dos principais cartões postais de Niterói, será palco neste final de semana de dois eventos esportivos para pessoas de todas as idades que gostem de estar ao ar livre. Um dos eventos será o Desafio Parque da Cidade MTB Downhill 2019 com a participação de 150 atletas de mountain bike de vários pontos do país. Outra oportunidade para explorar as belezas das trilhas do parque é o Desafio Tupinambá, com provas de 9 quilômetros, 18 quilômetros e circuito infantil. Os dois eventos contam com o apoio da pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL).

O Desafio Parque da Cidade MTB Downhill 2019 acontecerá no sábado (9) e domingo (10). O evento será válido para a final do estadual, e para a pontuação do ranking brasileiro da modalidade. As inscrições podem ser feitas a partir das 8h no local.

"Niterói é uma cidade com vocação para os esportes e, cada vez mais, está se adequando para receber novas modalidades. Temos hoje uma das principais pistas de treinamento de mountain bike e downhill do país, a Waimea, que fica no Parque da Cidade", ressalta o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo.

A pista Waimea foi totalmente revitalizada pela prefeitura. Foram colocadas cinco rampas novas para saltos e plaqueamento. A pista ganhou ainda toda a infraestrutura necessária com drenagem em pontos críticos e curvas foram refeitas para a prática do esporte, com o objetivo de dar mais visibilidade a cidade e poder sediar campeonatos estaduais e nacionais.

Downhill é uma forma do ciclismo que consiste em descer o mais rapidamente possível um dado percurso, é uma modalidade do mountain bike nascida na Califórnia na segunda metade da década de 70.

A previsão é que de pelo menos, 150 participantes no evento, além de contar com a confirmação de atletas de todo o Brasil. No dia do evento um telão de LED estará transmitindo a prova ao vivo.

Inscrições abertas para Trilha Tupinambá

Já no domingo (10), a partir das 7h, o Desafio Tupinambá explora as belezas do Parque da Cidade. Mais informações pelo site www.nit2sports.com.br.

Os atletas irão largar na Praia de São Francisco, explorar trilhas no parque da cidade e chegar até a praia de Piratininga. Haverá premiação para todas as faixas etárias.

A Travessia Tupinambá tem aproximadamente 7 quilômetros e liga o bairro de São Francisco à Praia de Piratininga através do Parque da Cidade, com desnível acumulado de cerca de 500 metros. O ponto mais alto fica a 266 metros de altitude, no Mirante da Pedra Quebrada, com uma vista para a Região Oceânica de Niterói. A trilha faz parte do Parque Municipal Natural de Niterói (Parnit).