Prefeitura de Niterói realiza ação emergencial em Itaipu

A Lagoa de Itaipu, que sofre com a falta de renovação da água, já vem passando por frequentes trabalhos de drenagem - Foto: Paulo Oberlander / Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Após ter sido questionada na última segunda-feira (11) sobre o assoreamento da Lagoa de Itaipu, a Prefeitura de Niterói alegou, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente, que não procedia a informação sobre a interrupção do canal da Lagoa de Itaipu. Já na manhã desta terça (12), uma retroescavadeira da prefeitura foi enviada até o local para desobstruir o acesso do mar à lagoa. 

Em uma das notas enviadas pela Prefeitura de Niterói nesta semana, a gestão municipal alegou que o canal encontrava-se fechado e assoreado por causa do período de baixa maré e muita estiagem, dando a impressão de interrupção do fluxo de águas, pois o local fica sem alagamento.

Nesta terça, através das mídias sociais, moradores alertaram sobre a presença do maquinário enviado até Itaipu para que o canal pudesse ser reaberto.

De acordo com o frequentador Paulo Oberlander, que acompanha de perto todo o processo envolvendo a lagoa, este percalço já vem acontecendo por um tempo considerável e nada foi feito até que se chegasse ao nível em que a lagoa se encontra.

"Eles vieram aqui, passaram a manhã trabalhando, mas foram embora alegando que a maré poderia encher e o maquinário tinha risco de ficar preso. Porém, o local está completamente assoreado e não existe água no canal", contou Paulo.

Procurada novamente, a Prefeitura de Niterói alertou que o município está agindo de forma emergencial.

"Este é um processo natural de fechamento da entrada do canal. As correntes marítimas levaram para o local a areia que foi depositada na última ressaca, dois meses atrás. Aos poucos a maré se deslocou e carregou essa sedimentação para o canal. A areia está sendo retirada do canal e levada para a praia. É uma operação que é feita de forma esporádica", explicou o gestor de lagoas da Prefeitura, Luciano Paez.