Operação de combate ao tráfico prende 18 em Arraial do Cabo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) deflagrou na manhã desta quinta-feira (14) a operação Sycomorus. O objetivo da ação era desarticular uma organização criminosa de tráfico de drogas que atua no município de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. Os criminosos alvos da operação agem nas localidades de Figueira, Parque das Garças, Caiçara e Sabiá.

Ao todo, cerca de 50 policiais de várias delegacias do interior do Estado saíram as ruas logo nas primeiras horas do dia com a missão de cumprir 27 mandados de prisão. Até o fechamento desta edição pelo menos 18 pessoas já haviam sido presas.

Segundo informações divulgadas pela polícia, as investigações começaram há cinco meses. A partir do trabalho de inteligência e monitoramento, policiais lotados na 132ª DP (Arraial do Cabo) identificaram todos os membros da quadrilha. Os mandados de prisão dos suspeitos foram solicitados à Justiça e expedidos pela Vara Única da Comarca de Arraial do Cabo.

De acordo com as investigações policiais, a organização criminosa mantinha contato com uma pessoa já identificada que era responsável pelo fornecimento de munições para o bando. Além do tráfico de drogas, o grupo também é acusado de participar de grilagem de terras da região para aumentar lucros ilícitos.

A maior parte dos 27 mandados foi cumprida em Arraial do Cabo. Apenas uma das ordens judiciais foi cumprida no município do Rio, contra uma pessoa que seria responsável pelo transporte da droga para a cidade. O acusado, no entanto, não havia sido localizado até o fechamento desta edição.

Outro que até o fim do dia continuava foragido é o homem apontado como chefe do tráfico da região, de 26 anos. De acordo com a polícia, ele já acumula 10 mandados de prisão em aberto contra si, a maioria deles por vários homicídios. Ainda segundo a polícia, o traficante também age em Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense.Ele circula entre Arraial e Rio de Janeiro, mas passa mais tempo no Rio do que em Arraial.

De acordo com a polícia, a operação recebeu o nome Sycomorus devido a uma árvore de nome científico Ficus Sycomorus, que é uma espécie de figueira que gera frutos de menor qualidade.