Niterói 446 anos: 'senhora elegante e moderna'

Prefeito de Niterói participa de videoconferência sobre cooperação internacional contra a covid-19 - Foto: Alex Ramos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na próxima sexta-feira (22), o município de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, comemora seu aniversário de 446 anos. A ex-capital do antigo Estado do Rio e uma das mais antigas do Brasil, classificada por seu prefeito Rodrigo Neves como "uma senhora elegante, mas que não perde a modernidade", contará com entregas importantes, por parte do Executivo municipal, para comemorar a data.

"Niterói está fazendo 446 anos e é muito importante celebrar porque poucas cidades no Brasil tem 446 anos. Niterói é uma cidade que tem uma presença muito importante na história do Brasil. A única cidade fundada por um índio, com uma presença forte no período colonial, no período do reinado e da República. Estamos fazendo 200 anos do primeiro prefeito que tivemos, José Clemente Pereira. [...] Em 1893, na Revolta da Armada, a cidade resistiu aos bombardeios e foi considerada a 'Cidade Invicta' que ajudou a salvar a República recém proclamada. É uma senhora elegante, mas que ao mesmo tempo celebra os 446 anos com muita energia, modernidade e preparada para os desafios do século XXI", explicou Neves.

Segundo o prefeito, as entregas a serem promovidas nesta semana, colaboram com o resgate do orgulho do cidadão niteroiense que, na contra-mão da crise do Estado do Rio e do país, continua progredindo. Aos 446 anos, na área da Educação, serão inauguradas, na próxima semana, duas novas escolas.

"Nós vamos inaugurar, na semana que vem, mais duas escolas municipais. A Umei Vale Feliz, no Engenho do Mato, e a Umei no Capim Melado, na Ititioca, no Atalaia, que atenderão centenas de crianças. É a 25ª e a 26ª escola que inauguro. Eu tenho muito orgulho em ser o prefeito na condição profissional de sociólogo, casado com uma pedagoga. Nós acreditamos na Educação como política pública mais importante para reduzir desigualdades sociais, para prevenção da violência", afirma Neves.

Também na comemoração dos 446 anos, a área de saúde niteroiense ganhará reforços. O prefeito anuncia que o bairro da Engenhoca recebe, nesta semana, uma nova unidade do Médico de Família. Ele também adianta que outras três unidades já estão encaminhadas.

"Vamos inaugurar, também na semana que vem, a unidade do Médico de Família da Coronel Leôncio, na Engenhoca. Já estamos construindo a unidade do Médico de Família do Jacaré e estamos contratando a construção [...] na região do Serrão, Juca Branco, no Cubango, e no Holofote, no bairro do Barreto. Com isto, vamos chegar a 100 das pessoas pobres em Niterói atendidos pelo Médico de Família", adianta o prefeito.

Neves comemora a universalização dos atendimentos à classe média-baixa e pobre de Niterói. Segundo ele, com os novos Médicos de Família, os atendimentos chegarão a 220 mil pessoas.

"Chegamos a 100% de água e esgoto no meu governo, 100% de crianças na escola e agora esse objetivo que definimos no plano estratégico em 2013, quando o Médico de Família atendia 100 mil pessoas, cerca de 50% de pessoas de classe média-baixa e pobre de Niterói, nós vamos chegar agora a 220 mil pessoas, 100% de pessoas pobres e de classe média-baixa, que não tem plano de saúde, assistidas pelo programa médico de família. É a maior cobertura da Região Metropolitana", afirma Neves.

Ainda na área de saúde, outra intervenção bastante esperada pelos niteroienses terá avanços no aniversário da cidade. Trata-se do Centro de Imagens de Niterói que, no aniversário da cidade, terá decretado a ordem de início das obras. Segundo Neves, uma vez pronto, a unidade atenderá, em média, 10 mil pessoas por mês.

"Vamos dar ordem de início, na semana que vem, no aniversário da cidade, para a construção do Centro de Imagens de Niterói. Este é um investimento muito importante porque vai melhorar muito a retaguarda de exames para a rede pública de saúde. O objetivo é atender, em média, 10 mil pessoas por mês no Centro de Imagens. Mamógrafo, tomógrafo, raio-x digital, enfim. É um investimento muito importante em saúde", disse.

Já no âmbito do desenvolvimento econômico, um projeto de revitalização da frente marítima com foco nas atividades portuárias de offshore e de petróleo e gás foi revelado pelo prefeito. O segmento, apontado pelos players da área como dependente das obras de dragagem do Canal de São Lourenço, pode gerar, uma vez pronto, cerca de 15 mil empregos, segundo o prefeito.

"Vamos lançar um projeto de revitalização da frente marítima com foco nas atividades portuárias de offshore e de petróleo e gás. [...] A ideia é revitalizar, incrementar atividades de 160 pequenas e médias empresas da área naval e portuária de Niterói com o Canal de São Lourenço. Um projeto de 20 anos do Governo Federal que não saiu e a gente vai fazer. A perspectiva é gerar 15 mil empregos. Nós vamos apresentar este plano de desenvolvimento no aniversário da cidade", detalha Neves.

Mobilidade - No que diz respeito à mobilidade urbana, os cidadãos também terão novidades. Neves revela que, um plano para os próximos dez anos será apresentado. Segundo ele, no documento, de cerca de 1600 páginas, foram identificados gargalos na área, por exemplo, da Paulo Alves, na Benjamim Constant. Além da duplicação da Marquês do Paraná, prevista para abril do próximo ano, também serão indicadas intervenções como a modernização da Alameda São Boaventura, no Fonseca, a construção de um mergulhão da Marechal Deodoro com acesso aà ponte e a São Lourenço, com entregas para 2025 e 2030, respectivamente.

Reforço em sustentabilidade e lazer

Para a sustentabilidade, os moradores da Região Oceânica também terão motivos para comemorar, segundo o prefeito. Neves revela que, no aniversário da cidade, será lançado o edital das obras do Parque da Lagoa de Piratininga que, segundo ele, será um projeto de referência internacional, uma vez que foi elaborado por empresas europeias com experiência em empreendimentos do tipo no velho continente.

"Vamos lançar o Parque da Lagoa de Piratininga, que é um projeto que está sendo desenvolvido nos últimos 15 meses. Vai ser lançado o edital das obras. É fantástico, porque vamos ter a recuperação ambiental da lagoa, que está degradada há décadas, ocupada de maneira irregular. Vamos ter uma reestruturação ambiental, urbana, a implantação de 16 áreas de lazer. Quem desenvolveu esse projeto foi uma empresa de Amsterdam (Holanda) e uma empresa da França, que projetaram os principais parques públicos da Europa. É o primeiro sistema de jardins filtrantes no Brasil. Não tenho dúvida de que vai ser uma referência internacional esse projeto para evitar o assoreamento e a poluição da Lagoa de Piratininga. Um projeto muito importante", revela o prefeito.

Também no âmbito do lazer, Neves revela ainda que, no aniversário da cidade, a prefeitura entregará o Parque do Caramujo, considerado pelo prefeito como "um grande projeto que se insere toda a estratégia de investimentos na implantação de áreas de convivência". O chefe do Executivo municipal destaca os esforços da prefeitura, nos últimos anos, em implementação de áreas como esta.

"Vamos ter a entrega do Parque do Caramujo [...] Implantamos mais de 200 parques e praças na cidade, como Skate Park São Francisco, Horto do Fonseca. O objetivo dele é promover esporte e inclusão social de mais de 1500 jovens e adolescentes pobres da região, no contraturno da escola. Nós vamos entregar esta obra na próxima semana", confirma Neves.

Segurança Pública no radar

Embora não esteja entre as entregas do aniversário de Niterói, no horizonte do Executivo municipal está a ampliação do programa Niterói Presente para o bairro do Barreto. Neves revela que, na última semana, se reuniu com o governador Wilson Witzel (PSC) que, segundo ele, "deu sinal verde" para a implementação da iniciativa no bairro da Zona Norte do município.

"Quero destacar a parceria com o Governo do Estado nesta ação (Niterói Presente). Como falei no dia da assinatura do acordo de cooperação, a visão republicana e democrática da prefeitura e do governo do estado, do governador Witzel, porque para além das diferenças partidárias, os governantes quando são eleitos tem que trabalhar para governar para todos. Ainda depende de alguns ajustes com o estado, mas já temos tudo pronto, do ponto de vista de equipamentos viaturas, uniformes, recursos, agentes civis, para implantar o Niterói Presente no Barreto até o final do ano. Hoje, inclusive falei com o governador sobre isso lá no Palácio Guanabara e ele deu sinal verde para avançarmos nesta questão", revela Rodrigo Neves.

Para o aniversário da cidade, no entanto, as forças de policiamento ostensivo ganharão reforços permanentes.

"Vamos entregar 29 viaturas para a guarda municipal e para a polícia militar para aumentar o policiamento ostensivo. Vamos entregar agora, no aniversário da cidade. Estamos no caminho certo e os resultados são muito significativos", afirma o prefeito.

Para Neves, no entanto, o programa Niterói Presente e o policiamento ostensivo são apenas a parte mais visível das iniciativas de segurança no municípios. Segundo ele, o trabalho no âmbito da Segurança Pública passa pela "criação de frentes de trabalho com a Firjan, municipalização de Cieps e agendas e iniciativas de prevenção com foco na juventude e inteligência". Exemplificando, o prefeito cita o Centro Integrado de Segurança Pública, o Cerco Eletrônico total da cidade, Disque Denúncia, entre outros.