Problema técnico na barca atrasa tempo de intervalo

Passageiros relataram atrasos e superlotação nas barcas durante a manhã de ontem. Quem foi à capital precisou de paciência para atravessar a Baía de Guanabara - Foto: Reprodução do Facebook

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Passageiros que utilizaram as barcas reclamam pelas redes sociais de atraso nos intervalos de embarcações, no sentido Rio, na manhã desta segunda-feira (18), além da superlotação. O tempo de intervalo seria de 10 minutos, mas chegou a 16 minutos. 

De acordo com pessoas que estavam no local, havia sido informado pela concessionária de que duas embarcações estariam com problemas. Procurada pela equipe de reportagem, a CCR Barcas alegou que apenas um barco teria dado problema. 

O morador de Niterói, Lucas Souza que depende do meio de transporte todos os dias para ir até o trabalho relatou o atraso que aconteceu por cerca de quinze minutos além do que é esperado e após a liberação do barco, a embarcação obteve uma grande demanda. 

"Fomos avisados que embarcações haviam tido problemas técnicos e não colocaram outras para cobrir os horários e ficou por isso mesmo, não se tem respeito pelos usuários, que pagam caro pelas passagens e por muitas vezes os horários de intervalos ficam irregulares, é um descaso total", contou Lucas 

Segundo a CCR Barcas, uma das embarcações apresentou um problema de ordem técnica na manhã desta segunda feira, operando com 4 embarcações na linha Arariboia durante o rush da manhã, que vai até às 10h. Devido a esta situação, houve alterações no sistema de intervalos médios de 10 minutos no itinerário Praça Arariboia-Praça XV.

A Concessionária lamenta o ocorrido e informa que toda a sua frota passa por expedientes de manutenção preditiva (com acompanhamento periódico), preventiva (planejada para evitar ocorrências) e corretiva (consertos imediatos), com o objetivo de que os barcos estejam aptos para a operação. Porém, ainda assim, eventuais problemas técnicos, imprevisíveis e inevitáveis, podem vir a ocorrer.

A Concessionária acrescenta que não admite superlotação em suas embarcações. Por medida de segurança à navegação, para impedir o excesso de pessoas a bordo, a empresa faz a contagem eletrônica de passageiros nas estações, e as roletas travam automaticamente quando o número de usuários atinge a capacidade do barco da vez. Para reforçar ainda mais a segurança, em contingência, a empresa dispõe de contagem manual de passageiros e marcações no piso, que servem para identificar aproximadamente a quantidade de pessoas prontas para embarcar. Vale ressaltar que as embarcações que operam na linha Arariboia são projetadas para transportar usuários sentados e em pé, tudo dentro das normas marítimas e fiscalizado pelos órgãos reguladores. No entanto, o fato de passageiros viajarem em pé pode causar a falsa sensação de excesso de pessoas a bordo.