Rio: mais de 80 imóveis em leilão

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Mais de 80 imóveis penhorados no município do Rio de Janeiro serão leiloados nos dias 3 e 9 de dezembro, após proprietários ficarem em débito com o IPTU e a Taxa de Coleta de Lixo. Aqueles que estão com débitos em aberto, podem aderir ao Concilia Rio da Prefeitura do Rio e, não só evitar ter o imóvel leiloado, como se beneficiar de descontos nos encargos.

A maioria dos imóveis do leilão se concentra no Centro, Barra e Recreio, mas também há imóveis em Copacabana, Botafogo, Jardim Botânico, Leblon, Catete, Cosme Velho, Grajaú, Ilha do Governador e Cascadura, entre outros. O de maior avaliação alcança R$ 4 milhões, para um imóvel na Barra em terreno de 1.515 metros quadrados, com 763 metros quadrados de área construída.

O Concilia Rio, programa da Prefeitura do Rio que permite descontos de até 100% para contribuintes com débitos de IPTU, ISS, ITBI, taxas e multas municipais, inscritos na dívida ativa, entra na sua última fase. Para aproveitar, é preciso formalizar a adesão ao programa até o dia 17 de dezembro.

O pagamento à vista de débitos tributários e não tributários inscritos na dívida ativa, que tenham execução fiscal ajuizada antes de 9 de junho de 2005 e valor atualizado igual ou inferior a R$ 50 mil antes de 31 de dezembro de 2018, garante desconto de 100% nos encargos moratórios, multas de ofício e correção monetária.

Em outros casos, o desconto pode variar de 80% a 25%, dependendo do parcelamento. É preciso ficar atento às regras do programa, que prevê perda de benefícios caso alguma parcela não seja paga.

Para consultar a Dívida Ativa do Município do Rio e emitir a guia de pagamento à vista, acesse http://carioca.rio.