Maioria dos trabalhadores do Rio deve poupar 13º salário

13º salário: mais brasileiros vão gastar com presentes do que com pagamento de dívidas - Foto: Agência Brasil

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A chegada do final do ano, para os trabalhadores, também representa um importante incremento na sua renda, com o pagamento do décimo terceiro salário. Estudo do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) mostrou que 49% dos fluminenses, ou seja, 6,2 milhões pessoas em todo o estado do Rio de Janeiro, receberão essa gratificação.

O levantamento do IFec RJ também mostrou que os principais destinos para o décimo terceiro salário do trabalhador fluminense serão: poupar (43,7%); comprar presentes de Natal (31,4%), quitar ou abater dívidas contraídas durante o ano (29%); e comprar produtos para ceia de Natal (26,1%). Entre os que irão poupar, em média, a parcela do salário extra destinado a reserva será de 37%.

Para outros 22,4% dos pesquisados, a dinheiro extra será destinada para as despesas do início do ano (IPTU, IPVA, Matrícula e Material Escolar, entre outros). Alguns trabalhadores ainda pretendem gastar com viagem (18,4%) e reforma da casa (13,1%).

Entre os que pretendem quitar ou abater dívidas contraídas durante o ano (29%), o cartão de crédito (69%) aparece com o maior percentual entres os pesquisados do estado do Rio, seguido pelos carnês (16,9%); financiamentos (15,5%) e empréstimo pessoal (15,5%).

Grande parte dos consumidores fluminenses irá receber a segunda parcela do décimo terceiro salário, ou décimo terceiro salário integral no mês de dezembro.

O pagamento do décimo terceiro salário pode ser efetuado em duas parcelas, a primeira com data limite no dia 30 de novembro e a segunda no dia 20 de dezembro. Recebe o benefício o trabalhador com carteira assinada, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro

Social (INSS). O valor a ser pago corresponde a 1/12 do salário do trabalhador multiplicado pelo número de meses trabalhados no ano é feita a partir de 15 dias de serviço prestado.

A sondagem ocorreu entre os dias 05 e 10 de novembro e contou com a participação de 500 consumidores em todo o estado do Rio de Janeiro.