'Cidade Sorriso' celebra 446 anos

Ilha da Boa Viagem passará por uma restauração, o que permitirá a reabertura do ponto turístico - Foto: Lucas Benevides

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O município de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, completa, nesta sexta-feira (22), 446 anos. Os moradores da Cidade Sorriso, como é conhecida, contarão com programação extensa até domingo (24) para comemorar. Entre as atividades previstas, estão shows, apresentações de dança, literatura e cultura.

A partir das 19h desta sexta (22), a Praia de São Francisco, na Zona Sul do município, recebe a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói. Na oportunidade, será apresentada a versão reduzida do espetáculo "Modo Sleep", a partir das 19h, juntamente com a mostra MovimentAções, que será realizada junto com outras companhias.

Já neste sábado (23), às 19h, também na Praia de São Francisco, a banda dos irmãos niteroienses "Melim" embala a festa com sucessos do público. Os presentes poderão comemorar os 446 anos da cidade com sucessos como "Meu abrigo", "Ouvi Dizer" e "Hipnotizou".

No domingo (24), o clima será de homenagem ao niteroiense Arthur Maia, o lendário baixista da Música Popular Brasileira, que faleceu em 15 de dezembro do ano passado. Um encontro, intitulado "Arthur Maia o Gigante", reunirá nomes à altura do eterno músico, como Gilberto Gil, Mart'nália, Beth Brunno, Renato Rocketh, entre outros, que subirão ao palco montado em São Francisco para celebrar o aniversário da cidade e relembrar a vida e obra de Maia.

Até domingo (24), também acontece no Solar do Jambeiro, na Rua Presidente Domiciano, 195, no Ingá, o I Salão do Leitor - Niterói Cult. O evento, com curadoria do Instituto Zuzu Angel, promove a interação com grandes nomes da literatura e da cultura como Laura Carvalho, Marcelo Moutinho, Luiz Ruffato, Ana Maria Gonçalves, Cristian Brayner, Samuel Abrantes e Flávia Oliveira, na sexta (22); Marco Lucchesi, Ricardo Aleixo e Claufe Rodrigues, no sábado (23); além de Rosane Svartman, Eliane Alvez Crus, Otávio Jr, Luciana Bezerra e Luciano Vidigal, no domingo (24).

Para o coordenador de Gestão de Eventos de Niterói, Felipe Gagliano, a programação reflete a diversidade cultural do município.

"Niterói tem uma cena cultural e musical muito forte e abrangente. Ela vai desde o samba raiz ao rock. Portanto, a programação que idealizamos está em pleno acordo com o público niteroiense. Temos certeza de que será um sucesso como ocorreu nos anos anteriores. Ainda mais com uma linda homenagem ao nosso querido Arthur Maia, que nos deixou tão precocemente", disse Gagliano.