Ciep em Niterói oferece vários cursos gratuitos no contraturno

Pai de Kamilly inscreveu a menina de seis anos no curso de balé - Foto: Divulgação / Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói realizou nesta quinta (21) a aula inaugural do Espaço Nova Geração no CIEP municipalizado Esther Botelho Orestes, no Cantagalo. No local, estão sendo oferecidos gratuitamente cursos no contraturno escolar para crianças e jovens, de 6 a 29 anos. Os inscritos poderão praticar esportes, realizar cursos de capacitação profissional e desenvolver projetos culturais. O objetivo é promover o desenvolvimento de crianças e jovens ao oferecer oportunidades que abram horizontes e novas perspectivas para o futuro.

"O Espaço Nova Geração é mais um projeto inovador de prevenção na segurança pública e faz parte do Pacto Niterói Contra a Violência. Essas crianças e adolescentes vão construir uma nova forma de participar da vida em sociedade", destaca o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael.

A secretária municipal de Fazenda, Giovanna Victer, falou sobre a preocupação da atual gestão com o futuro de Niterói, destacando o Fundo de Equalização da Receita, a Poupança dos Royalties.

"Nós estamos investindo no futuro. Para isso, o prefeito Rodrigo Neves criou uma poupança para Niterói. Hoje nós já temos R$ 240 milhões depositados numa conta para a cidade".

construção de um futuro melhor para a nossa cidade", afirmou.

Kamilly Freitas, de 6 anos, já se inscreveu no projeto e pretende fazer aulas de balé. O pai, José Camilo de Freitas, falou da importância do espaço para as crianças da região.

"Fico muito feliz de saber que minha filha e outras crianças agora possam fazer cursos e outras atividades fora do período da escola. Ela sempre quis fazer balé e agora vai ter essa oportunidade".

Também participaram da solenidade a coordenadora do Pacto Niterói Contra a Violência, Graça Raphael, o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Beto da Pipa, e o diretor de projetos do Viva Rio, Carlos Roberto Fernandes.

Reforma - Os CIEPs Esther Botelho, no Cantagalo, e Anísio Teixeira, no Fonseca, que estavam fechados há mais de 15 anos, foram municipalizados e reformados pela Prefeitura. As obras de reforma dos dois espaços incluíram a substituição das instalações de gás, de incêndio, de esgoto sanitário e águas pluviais, hidráulica, elétrica e do sistema de ar condicionado. Os revestimentos em argamassa de cimento e azulejos, tijolos danificados, divisórias dos sanitários, cobertura das telhas, forros, impermeabilizações de toda a edificação foram trocados, assim como os sanitários, portas e janelas, e os aparelhos de iluminação. As áreas externas dos CIEPs receberam tratamento paisagístico, e o mobiliário das unidades é todo novo.