Maricá oferece 600 bolsas de estudos para pós-graduação

Maricá oferece 600 bolsas de estudos para pós-graduação - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Conhecido por garantir o acesso dos moradores de Maricá à graduação em nível superior, o Programa Passaporte Universitário, realizado pela Prefeitura através da Secretaria de Educação, agora também contará com bolsas de estudo integrais para pós-graduação/especialização. Serão 600 vagas para cursos de Lato Sensu, distribuídos nas áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra (80 vagas); Ciências Biológicas (100 vagas); Engenharias (60 vagas); Ciências da Saúde (100 vagas); Ciências Agrárias (30 vagas); Ciências Sociais Aplicadas (70 vagas); Ciências Humanas (100 vagas); e Outros (60 vagas).

Segundo a secretária de Educação Adriana Costa, este é um marco para o município.

“Esta nova fase do Passaporte Universitário vem para criar condições de especialização para os maricaenses em suas áreas de interesse. Com todo este crescimento que estamos vendo na cidade, também se faz cada vez mais necessário um grande investimento na educação dos munícipes”, afirmou.

De acordo com a coordenadora do programa, Denize Cardim, os candidatos precisam estar atentos aos critérios de seleção e desempate. “O candidato deve tomar ciência de todas as regras do edital do programa Passaporte Universitário, bem como dos editais das instituições de ensino superior que estarão disponíveis no nosso site. É importante observar que as pessoas vão concorrer a uma vaga dentro da área de conhecimento selecionada”, destacou.

Os interessados deverão, no ato da inscrição eletrônica, selecionar até três cursos, dentro da mesma área de conhecimento. Dentro da área escolhida, eles disputarão as vagas entre si, considerando os critérios de desempate que são: menor renda per capita familiar; ter concluído ensino médio no município de Maricá; ser beneficiário do Programa Bolsa Família; e maior idade.

O Processo Seletivo das instituições de ensino superior adotará, como forma de aptidão para vagas, o resultado obtido mediante análise curricular e entrevista. Esta fase deverá ser anterior a inscrição eletrônica pelo site do Programa (http://passaporteuniversitario.marica.rj.gov.br/)

Ainda segundo Denize, em breve as oportunidades serão ampliadas.

“Neste primeiro momento, teremos processo seletivo com vagas de pós-graduação apenas na parte de especialização. Cabe dizer aos interessados em mestrado e doutorado, que os editais já estão sendo elaborados”, antecipou.

O edital 008/2019 já está disponível. As inscrições estarão sendo realizadas pelo site do Passaporte Universitário a partir das 23h da próxima segunda-feira (25). Para qualquer dúvida, o candidato poderá se dirigir à sede da Subsecretaria de Políticas Públicas Educacionais (Casa do Passaporte), localizada na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.