Inea promove atividade na Serra da Tiririca neste fim de semana

No domingo, a atividade acontece no Caminho de Darwin - Foto: Hugo de Castro/ Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Parque Estadual da Serra da Tiririca, localizado na Região Metropolitana do Rio, promove neste fim de semana (23 e 24) o Programa Vem Passarinhar RJ. Idealizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a iniciativa tem como objetivo inspirar e unir pessoas interessadas em proteger e desfrutar da observação de aves nas unidades de conservação. A atividade terá o apoio da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu, em Niterói.

No sábado (23), pela manhã, a atividade será realizada na Lagoa de Itaipu e no mangue do Camboatá localizado às margens do Rio João Mendes. Na parte da tarde, os observadores de aves percorrerão a trilha Córrego dos Colibris, cujos principais atrativos são o Poço dos Colibris e o Brejo das Pacas (área alagada da floresta).

No domingo (24), a atividade acontecerá no Caminho de Darwin, assim denominado por ter sido explorado pelo naturalista britânico Charles Darwin e registrado no diário de bordo, em 1832. Com aproximadamente 2,5 quilômetros de extensão, o percurso começa no Engenho do Mato, em Niterói, e termina no bairro Itaocaia Valley, no município de Maricá.

Com 3.942 hectares, o Parque Estadual da Serra da Tiririca abrange partes dos municípios de Niterói e Maricá. A unidade de conservação engloba uma parte terrestre, e a outra marinha que é a Enseada do Bananal, em Itacoatiara.

Serviço:

Quando: Sábado (23); às 6h30

Onde: O ponto de encontro será no Caminho do Camboatá, no final da Avenida Dr. José Geraldo Bezerra de Menezes, Niterói

Quando: Domingo (24/11); às 6h30

Onde: O ponto de encontro será na Praça Engenho do Mato, em Itaipu, Niterói