No dia do seu aniversário, Niterói ganha nova escola municipal

Umei Vale Feliz atenderá a 240 alunos com idades entre 2 e 5 anos - Foto: Nathalia Felix/ Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói completou 446 anos, nesta sexta-feira (22), ganhando mais uma escola: a Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Vale Feliz, no Engenho do Mato, Região Oceânica. Esta é a 25ª unidade inaugurada na gestão do prefeito Rodrigo Neves.

A Umei Vale Feliz terá 11 turmas e atenderá a 240 alunos com idades entre 2 e 5 anos, na educação infantil e no primeiro ano do ensino fundamental. O prédio da escola tem dois andares e conta com elevador. São 10 salas de aula, sala de recursos, sala de multimeios, sala de professores, sala de direção, secretaria, refeitório, cozinha e uma quadra esportiva coberta e com vestiários.

O prefeito destacou que durante a sua gestão, o número de escolas mais que dobrou e lembrou que a Umei do Vale Feliz era esperada há muitos anos pela população para atender as crianças dessa região.

“A política é a arte do diálogo para construir o bem comum. A Região Oceânica passou décadas sem receber investimentos e desde o início da nossa gestão já reformamos o Mário Monteiro, tiramos do papel o túnel Charitas-Cafubá, asfaltamos diversas ruas, entregamos escolas e, em dezembro, vamos apresentar o projeto de drenagem e pavimentação para o Engenho do Mato”, pontuou Neves.

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, explicou que as instalações da Umei Vale Feliz foram construídas de acordo com as normas estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e, além de totalmente climatizada, a unidade conta com sistemas de aproveitamento da água da chuva e uso de energia solar.

“É com muito orgulho que participo desta gestão, estamos ampliando a nossa rede, reformando unidades e temos projetos pedagógicos bem preparados. Nosso objetivo é universalizar o atendimento à pré-escola em Niterói, garantindo às crianças o acesso a uma educação pública e integral de qualidade”, enfatizou a secretária.

O presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói, Bruno Ribeiro, ressaltou que a nova Umei integra o Programa Mais Infância, lançado em 2013, e que tem por objetivo expandir o número de vagas e garantir o acesso à educação infantil no Município. Parte dos recursos é proveniente do Governo Federal através do Programa Brasil Carinhoso.

“Niterói é uma das cidades que mais investe em educação e a abertura desta unidade é mais um resultado positivo dessa gestão, que aposta e investe na qualificação e formação dos alunos e dos professores”, disse Ribeiro.