Óleo chega em praia do Rio de Janeiro

Fragmentos do óleo foram encontrados em praia de São João da Barra, no Rio - Foto: Divulgação/ Marinha do Brasil

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O óleo que atingiu as praias do litoral nordestino, após um vazamento, chegou ao Rio de Janeiro, informou a Marinha do Brasil neste sábado (23). Fragmentos da substância foram encontrados na Praia de Grussaí, em São João da Barra, no Norte fluminense, nesta sexta-feira (22). 

De acordo com a Marinha, 300 gramas do material foram encontrados no local. Segundo o comunicado, o material foi analisado pelo Instituto de Estudo do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) e constatado como compatível com o óleo encontrado no litoral da região Nordeste e Espírito Santo. Um grupamento de militares da Marinha já está no local efetuando monitoramento e limpeza. Servidores do IBAMA se juntarão hoje à equipe.

Vazamento

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse neste sábado (23) que não há como saber quanto de óleo foi derramado próximo à costa brasileira. Segundo o presidente, é preciso estar preparado para o pior cenário.

"Gostaríamos muito que fosse identificado quem, no meu entender, cometeu esse ato criminoso. Agora, não sabemos quanto de óleo tem no mar. Na pior hipótese, um petroleiro, caso tenha jogado no mar toda sua carga, menos de 10% chegou à nossa costa, ainda. Nos preparemos para o pior. Pedimos a Deus que isso não aconteça", disse o presidente, durante evento na Vila Militar do Rio de Janeiro.