Oportunidades da economia criativa em debate no Rio

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Caixa Cultural Rio de Janeiro recebe o evento "Criativos em foco" entre hoje e o dia 28 de novembro para discutir a emergência de modelos e experiências voltadas aos negócios criativos. Especialistas em gestão cultural, formação de líderes, modelagem de negócios e empreendedores apresentarão alternativas e estratégias que refletem as transformações sociais e econômicas com impactos nos processos produtivos, nas relações de trabalho e no meio ambiente. O projeto tem entrada franca e patrocínio da Caixa e Governo Federal.

A seleção de profissionais com formação e trajetórias distintas tem por objetivo enriquecer o debate e oferecer perspectivas variadas, que têm em comum a criatividade e a interação entre atores que compartilham interesses. "O sucesso de qualquer iniciativa depende da criatividade, do reconhecimento e valorização das estratégias coletivas e da consciência de que os recursos naturais são finitos", afirma a idealizadora do projeto, a produtora e gestora criativa Renata Accioly.

As palestras dos dias 26 e 27 (terça e quarta-feira) serão conduzidas a partir de dois eixos principais. O primeiro deles tem foco na jornada empreendedora: a influência na vida pessoal, os principais desafios e a importância do trabalho em rede. O segundo pretende refletir como iniciativas do gênero podem impactar na vida cotidiana, o que inclui não só o mundo do trabalho, mas também a comunidade e o meio ambiente.

No dia 28, a partir das 14h, será realizada a oficina de Design Sustentável, ministrada por Ariane Santos, fundadora da Badu Design, em que serão abordadas a reutilização de materiais que seriam descartados e a reconexão com o fazer manual. A oficina tem vagas limitadas a 15 pessoas, com distribuição dos ingressos uma hora antes do início, na bilheteria da Caixa Cultural.

O evento, que tem por objetivo enriquecer o debate sobre o tema, é uma grande oportunidade para jovens e profissionais da área trocarem experiência, buscando uma melhor qualificação e ajudando desta forma na retomada da economia brasileira, que passou por momentos delicados nos últimos anos.