Lixo lançado na rede de esgoto interrompe a operação de elevatória em Camboinhas

Funcionários da Águas de Niterói redirecionaram o lançamento de esgoto - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O lançamento indevido de lixo na rede de esgoto obstruiu um equipamento de bombeamento e ocasionou um problema técnico em uma elevatória de Camboinhas, na Região Oceânica de Niterói, que provocou o extravasamento de parte do efluente. Para minimizar os impactos, Águas de Niterói disponibilizou caminhões para redirecionar o esgoto para o trecho seguinte da rede coletora, que tem como destino final a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Camboinhas. De acordo com a concessionária, também foi encaminhada, de imediato, uma equipe de manutenção para executar os reparos necessários e normalizar a operação.

O superintendente da Águas de Niterói, Alexandre Boaretto, destacou a importância do uso correto da rede coletora de esgoto: “As obstruções somente ocorrem quando existe lançamento indevido na rede, como: papel, absorvente, pano, preservativo, fio dental, gordura, entre outros resíduos. Para evitar que essas situações aconteçam, a concessionária realiza limpezas preventivas no sistema coletor de esgoto, mas é preciso também que a população colabore”.

A Águas de Niterói inaugurou, no dia 24 de setembro, as obras de modernização e ampliação da ETE Camboinhas. A obra de R$ 20 milhões aumentou a capacidade de tratamento da unidade de 115 litros de esgoto por segundo para até 295 l/s.

A tecnologia adotada foi fundamental para a viabilização do projeto na estação, pois foi implantado um sistema que ampliou substancialmente a capacidade de tratamento com a utilização de apenas uma pequena área física adicionada.

Em junho deste ano, também foi inaugurada a nona ETE na cidade, a do Sapê, que atende a região do Sapê, Caramujo e Santa Bárbara. E, para 2019, ainda está prevista o início da implantação de infraestrutura do esgoto sanitário da bacia do Badu.