Prefeitura inicia obras do Centro de Imagens de Niterói em dezembro

Centro de Diagnóstico Integrado (CDI) - Foto: Bruno Eduardo Alves / Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói vai contar com um moderno Centro de Diagnóstico Integrado (CDI) a partir do ano que vem. O prefeito Rodrigo Neves, acompanhado da secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, assinou, na tarde desta quarta-feira (27), a ordem de início das obras do novo espaço, localizado no Hospital Municipal Carlos Tortelly (HMCT), no Centro. Serão investidos mais de R$ 8 milhões, entre obras e compra de modernos equipamentos. Além do CDI, o hospital vai ganhar novos leitos de UTI, enfermarias e reformas em outros ambientes. As obras começam em dezembro e tem prazo de 8 meses de execução.

O prefeito Rodrigo Neves destacou os investimentos que vêm sendo feitos na Saúde.

“A prefeitura já investiu mais de R$ 200 milhões em Saúde na nossa gestão. Assumi em meio a muita dificuldade, com unidades de saúde fechadas, mal estruturadas, faltando medicamentos. A Saúde foi uma das nossas prioridades. Reabrimos o Getulinho, que é referência em pediatria, reformamos o Mario Monteiro e a Policlínica do Largo da Batalha, reformamos e readequamos unidades da atenção básica, chegando a quase 100% de cobertura do médico de família, e agora mais esse grande investimento no Hospital Carlos Tortelly”, destacou o prefeito.

Será implantado um Centro Integrado totalmente moderno, com duas salas para radiologia digital, sala para mamografia, tomografia computadorizada, além de salas de endoscopia, ecocardiografia e ultrassonografia e de espera. O local vai dispor ainda de laboratório de análises clínicas, podendo obter diagnósticos, como imunologia, bioquímica, hematologia e microscopia.

A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, afirmou que Niterói se compromete com a qualidade na área hospitalar e ambulatorial.

"Evoluímos muito na atenção primária, estamos com 220 mil moradores cadastrados no Programa Médico de Família, quase toda a população vulnerável sendo atendida. E vamos avançando também na área hospitalar com o nosso CDI que, além de tantos exames de imagem, terá o primeiro tomógrafo municipal, nos dando autonomia para qualificar ainda mais a nossa rede”, comemorou a secretária.

Com capacidade para atender toda a rede municipal, o CDI poderá realizar cerca de 1.200 tomografias por mês, cerca de 3.300 raios X/mês, além de 640 ecocardiografias e 500 ultrassonografias, entre outros exames.

“Quando a nossa gestão assumiu a Prefeitura de Niterói, enfrentamos uma das piores crises econômicas do Estado do Rio de Janeiro. A necessidade de organizar as contas e colocar ordem na casa foi urgente. Mas a manutenção e ampliação da rede de atenção básica da cidade – que é modelo para o Brasil – sempre foi uma das prioridades. A construção desse Centro de Diagnóstico por Imagem é mais um dos resultados importantes na área da Saúde”, ressaltou a secretária de Fazenda, Giovanna Victer.

O HMCT também vai receber, no mesmo período, a reforma e ampliação de áreas destinadas a outros importantes serviços assistenciais. A unidade hospitalar vai ganhar 13 novos leitos de UTI, passando de sete para 20 leitos totais. Também será reformada toda a parte das enfermarias, que serão readequadas e ampliadas.

Outros investimentos – Estão sendo construídos três novos consultórios, uma sala de classificação de risco, sala de assistência social e núcleo de apoio. Em 2014 a emergência do HMCT também já passou por obras. Os espaços da unidade foram adequados à Rede de Urgência e Emergência, garantindo acolhimento aos pacientes, aumentando o fluxo dos atendimentos, além de melhores condições de trabalho aos profissionais.