Black Friday movimenta comércio com descontos de 70%

A Black Friday deve movimentar muito o comércio em Niterói e no Rio de Janeiro. Estimativa é de 10% no aumento das vendas - Foto: Alex Ramos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A 10ª edição da Black Friday no país, agendada para esta sexta-feira (29), promete agitar o mercado, já que 50% dos brasileiros pretende fazer compras na data, segundo Levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Em sua maioria (41%), as vendas devem ser feitas em lojas físicas, aponta o Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio). No Rio, a estimativa é de 10% de aumento nas vendas.

A principal justificativa para este tipo de compra é a disponibilidade para levar o produto na hora, além da possibilidade de negociar mais desconto. Entre os 500 comerciantes associados e entrevistados, 88% afirmou que participará da promoção, e que as vendas podem crescer em até 10%.

Na visão da CDLRio, esses números mostram que a Black Friday foi adotada pelas lojas físicas, tanto as de rua como as de shopping, e não ficam concentradas apenas na internet. Eletrodomésticos, eletrônicos/informática, smartphones, moda, calçados (especialmente tênis) e artigos para casa e decoração devem ser os produtos mais procurados.

De acordo com Aldo Gonçalves, presidente do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro - CDLRio, o resultado das vendas de alguns produtos da promoção no ano passado igualou-se em vários casos às vendas natalinas e a antecipação da data também é uma forma de atrair clientes.

Charbel Tauil Rodrigues, presidente do Sindicato dos Loijistas do Comércio de Niterói (Sindilojas Niterói), ressalta que uma pesquisa feita pelo Instituto Fecomércio-RJ apontou que 63,4% dos fluminenses consideram aproveitar as ofertas deste ano, com média de gasto da ordem de R$ 557,22 por consumidor. Para ele, o momento é de otimismo.

"A expectativa geral é muito positiva entre os lojistas, que se prepararam com boas promoções para aproveitar a chance de boas vendas", diz Charbel. "É interessante destacar que, apesar de toda a força da Internet, o comércio físico está liderando as intenções de compras: é que as pessoas preferem ver de perto os produtos, tocá-los e experimentá-los, além de haver o prazer de se levar para casa, de uma vez, o item comprado, sem ter que esperar dias a fio pela entrega de uma compra à distância", explica o líder lojista.

Mais de 10 mil itens com descontos de até 95% estarão disponíveis no Plaza Shopping Niterói, NorteShopping e Shopping Tijuca, em uma ação que mistura o varejo digital e físico. Algumas operações vão dobrar o número de funcionários e o reforço no estoque chega a 30%.

No NorteShopping e no Plaza Shopping Niterói, os consumidores devem baixar o app Black Moeda e procurar os marcadores pelos corredores do estabelecimento, válidos apenas nesta sexta (29). A leitura da moeda em realidade aumentada vai apresentar a oferta, de forma aleatória, que poderá ser aceita ou recusada. Se o cliente aceitar a oferta, tem até uma hora para concretizar a compra.

No Plaza, são mais de 3 mil ofertas pelo aplicativo, como torradeira da Camicado de R$ 129,99 por R$13, sandálias com 70% de desconto na Schutz, sapatilha com 50% de desconto na Arezzo. Já no setor infantil, na RI Happy do Plaza, a Mini Cry Baby sai de R$ 134,99 por R$ 79,99 e na loja Corujitas o porta documento está com 40% de desconto.

Nos serviços, a Implante Rio está com oferta no clareamento de R$1,200 por R$790, no salão Walters Coifeur, o ritual SPA volume com escova está com promoção de 80% e a Unha Express oferece o alongamento em gel por R$114. Além disso, as Lojas Americanas do Plaza, vão abrir no dia 29/11 à 0h (meia-noite). Os clientes que estacionarem entre 23h do dia 28 e 7h59 do dia 29 terão gratuidade.

Nas Lojas Americanas os clientes poderão aproveitar descontos em smartphones, como o Samsung Galaxy A10 32GB (R$ 699) e Galaxy A30 64GB (R$ 999), além do LG K8 Plus 16 GB (R$ 429) e o Motorola One Action XT2013 128GB (R$ 1.299).

Os livros também estarão com descontos especiais, com títulos consagrados como “Do Mil ao Milhão”, “O Homem de Giz” e “O Conto da Aia”, o departamento de livros da Lojas Americanas trará, na sexta-feira, todos os títulos com 50% de desconto, além CDs, DVDs, Box e Blu-rays com 70% em todos os itens.

Já no NorteShopping, nesta sexta (29), um aplicativo de realidade aumentada vai disponibilizar mais de 2 mil ofertas através da leitura de Black Moedas. Entre os itens promocionais estão 200 tickets de estacionamento a R$ 1 e 10 headphones a R$ 1.

No Shopping Tijuca, serão 8 mil itens com descontos disponíveis em cupons no novo app do shopping até domingo (1º), entre elas, a Nespresso Inissia de R$349,90 por R$70 na Camicado.Em parceria com a Consul, os centros comerciais vão disponibilizar juntos 9 cervejeiras a R$ 100 cada.

Zona Sul

Em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, os descontos também chegam a 70%. No Central Prime, shopping da Rua Coronel Moreira César, a expectativa é grande para a data. Lojas como a Hope oferecem descontos de até 70%, já a Track & Field, de até 40%. A Garage dá descontos de até 50%.

"A expectativa é grande, até porque, este ano, nossas operações oferecem descontos ainda mais convidativos. Além disso, acabamos de inaugurar o Squasso Concept, um salão moderno, que atrai o público para o shopping. Temos certeza de que o saldo será bem positivo neste pré Natal", afirmou Ronaldo Nascimento, administrador do Central Prime.

Brasil

Levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que 50% dos entrevistados pretende fazer compras na data, porém quatro em cada dez (39%) brasileiros só vão participar se as ofertas realmente valerem a pena.

A pesquisa do CNDL e do SPC Brasil, realizada em todas as capitais do país, revela que apenas 11% não deve aproveitar as promoções, a maioria por falta de dinheiro, enquanto que nove em cada dez (91%) entrevistados planejaram-se para a data, pesquisando os preços antes para identificar se há o desconto anunciado.

As roupas lideram a lista de compras dos consumidores, com 36% das menções, seguido dos eletrodomésticos (31%) - um aumento de 6% na comparação com 2018. Calçados (29%), celulares e smartphones vêm na sequência (28%). Em média, os consumidores devem comprar cerca de três produtos e desembolsar R$ 1.132. No entanto, 40% dos entrevistados ainda não definiram o quanto pretendem gastar.

O SPC Brasil entrevistou 1.230 consumidores de ambos os sexos, acima de 18 anos e de todas as classes sociais nas 27 capitais brasileiras. Em um segundo momento, a partir de uma amostra de 624 casos, foi investigado de forma detalhada o comportamento do consumo, gerando um intervalo de confiança de 95%.

Já o Instituto Locomotiva divulgou uma pesquisa mais otimista, apontando que a cada dez brasileiros, oito pretendem ir às compras nesta edição da Black Friday. Foram entrevistados 1.770 pessoas entre os dias 1 e 9 de novembro, a expectativa é que 130 milhões de adultos adquiram algum produto, em todo o país.