Valença recebe Fórum sobre febre aftosa

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Aconteceu ontem, no município de Valença, um fórum para discutir o plano estratégico contra vacinação da febre aftosa. O Estado do Rio de Janeiro pode ficar livre da vacinação contra febre aftosa. Para isso, deve cumprir os requisitos do Ministério da Agricultura, que lançou um plano estratégico para reconhecer o Brasil como livre da febre aftosa sem vacinação. O principal objetivo deste plano é alcançar novos mercados consumidores, além de passar a exportar para países que ainda não compram carne do Brasil, pois o rebanho ainda é submetido a vacinação. Visa também fortalecer as medidas de prevenção e redução das vulnerabilidades, aprimorar as capacidades do serviço veterinário oficial nos estados, fortalecer as parcerias público-privadas e contribuir com a modernização da defesa agropecuária

No Brasil, apenas o estado de Santa Catarina é reconhecido com o status de livre da febre aftosa sem vacinação. Já o estado do Paraná suspendeu a vacinação neste ano e busca o reconhecimento internacional.

De acordo com o cronograma do Ministério da Agricultura, o estado do Rio de Janeiro e o restante do País podem deixar de vacinar contra a doença em 2021. Para tanto, deve cumprir uma série de ações que permitam comprovar que o rebanho brasileiro não será mais afetado, como: barreiras sanitárias, controle das rotas, vigilância específica nas fazendas, monitoramento, sorologia para a certificação de que não existe circulação viral, entre outros pontos.

É um plano de responsabilidades compartilhadas. Por isso, a Secretaria de Agricultura realizou, com a presença do secretário Marcelo Queiroz, o "Fórum Estadual de Plano Estratégico 2017 - 2026".